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Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo  | 06/06/2013 20h08min

Professora da rede municipal de Joinville dá dicas de como escrever um relato para Prêmio RBS de Educação

Célia Maria Ribeiro Batista foi premiada pelo Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita em 2010

Atualizada às 21h55min

O período de inscrição para o Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo entra no seu segundo mês. Até 14 de julho, professores e educadores que fazem trabalhos com mediação de leitura poderão se inscrever para concorrer à premiação, que vai reconhecer trabalhos que tornam a leitura mais compreensível. Projetos comunitários, que fazem esse tipo de ação, também poderão ser inscritos.

Para participar, é preciso redigir um relato, contando o projeto que é desenvolvido. Ele pode ser enviado até 10 de agosto. Uma narrativa detalhada, informal e clara faz toda a diferença. O texto será analisado por uma banca composta por mestrandos, doutorandos e professores universitários das áreas de Educação e Letras.

Vencedora de um prêmio nacional em 2011, a professora de Joinville Célia Maria Ribeiro Batista também precisou escrever um relato, contando seu trabalho feito na disciplina de matemática. O texto foi elogiado pelos organizadores, por ser fácil de ser entendido. Para ajudar quem vai participar do Prêmio RBS de Educação, Célia dá dicas de como fazer relatar a experiência com os alunos.

Vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, em 2011, a professora de Joinville Célia Maria Ribeiro Batista surpreendeu os organizadores com o texto que escreveu. A primeira coisa que ouviu foi que o relato dela, narrando o projeto de matemática, estava muito claro.

Na época, Célia era professora do 6º ano da escola municipal Presidente Castello Branco. Ela foi premiada por ensinar aos alunos de maneira prática o que é superfície de área. Para fazer isso, ela apostou numa referência visual. Com ajuda de fita métrica, jornais e revistas, seus alunos construíram quadrados de um metro de lado. A partir deles, foi possível medir quantos metros quadrados tinha a sala de aula onde estudavam.

— O organizador disse para mim que meu trabalho era bastante simples, mas que o relato estava muito claro. Quem lesse entenderia o que eu fiz — relembra.

Para organizar o texto, Célia preparou muito bem as justificativas. Narrou ainda, com detalhes, como fez o trabalho e ao final, fez uma avaliação sobre o retorno que teve dos alunos com a atividade.

O leitor do relato precisa visualizar o trabalho

Antes de participar a professora se preparou. Leu muito, pesquisou projetos anteriores que foram vencedores. Por isso a dica que ela dá ao professor que deseja participar de uma premiação é dedicação e muita leitura.

— Tem que ler as orientações do prêmio antes de escrever e fazer o seu melhor. A pessoa que for ler tem que conseguir visualizar o trabalho — recomenda.

Professora há 25 anos, sendo 17 na rede municipal, Célia considera o prêmio como uma valorização do trabalho dela. As pessoas acabaram olhando de outra maneira para o que fazia em sala e acredita que, assim, passou a ser mais respeitada.

No caso dela, o reconhecimento trouxe ainda uma promoção em seu trabalho. Foi chamada para ser auxiliar de direção em outra escola, a Curt Alvino Monich. Além disso, o projeto ficou como referência para os outros.

::Alguns trechos do relato feito por ela::

"...Primeiro momento: (duas aulas) 21/06/11

Iniciei a aula com uma breve revisão (1) sobre medidas de comprimento, perguntando na sequência: O que é superfície? Você sabe representar geometricamente a superfície de 1m² de área? Dê um exemplo de alguma superfície do ambiente escolar com aproximadamente 1m² de área. Dividi a turma em grupos, os quais foram mantidos até o final do projeto. Organizamos a sala colocando as carteiras dos alunos nas laterais, de modo que ficasse com o centro livre para os grupos realizarem as construções. Orientei-os a construir com jornal um quadrado com 1 m de lado, distribuí para cada grupo jornal e fita crepe, os demais materiais, fita métrica e tesoura, cada grupo tinha o seu (2)..."

"Sexto momento: (uma aula) 28/06/2011

Conversação e registros de aprendizagens dos conteúdos em estudo e sua aplicabilidade no dia a dia. Objetivo: Expressar suas conclusões de forma oral e escrita como modo de expor sua compreensão sobre o assunto. Iniciei a aula perguntando: O que vocês aprenderam sobre superfície e área? O que é metro quadrado? É importante para vocês o estudo desses conceitos? Por quê? ... Que profissionais utilizam esse conhecimento?(3)..."

"...Mas os resultados são compensadores, constatei isso através da avaliação individual e escrita com cinco questões relacionadas ao diagnóstico que passaram de uma média de 6% para uma média de 77% de acertos nas questões relacionadas com o diagnóstico e com os conceitos construídos no desenvolvimento do projeto (4). Algumas questões não foram devidamente justificadas, as quais não foram consideradas totalmente corretas....

"Também fez parte da avaliação um relatório sobre as atividades práticas realizadas e o que cada um aprendeu com estas. Nessa atividade percebi que é preciso investir em atividades que ajudem o aluno a melhorar a linguagem matemática por eles utilizada (5). O momento que mais gostei do projeto foi as explicações dadas pelos grupos para justificar a quantidade de cm² que há em 1m² e a quantidade de m² que há em 1km², usando como referência a superfície de 1m² e o conhecimento de medidas de comprimento..."

1) texto em primeira pessoa do singular
2) evitar descrições genéricas. Aposte nos detalhes como a professora. O que ele faz e como ele faz?
3) explicitar as frases faladas, as interferências realizadas
4) descrever como os alunos responderam ao trabalho
5) fazer uma avaliação do próprio trabalho feito

DIÁRIO CATARINENSE
Leo Munhoz / Agencia RBS

Célia Maria Ribeiro Batista conta como escreveu seu relato para prêmio da Fundação Victor Civita
Foto:  Leo Munhoz  /  Agencia RBS


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