clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Fundamental  | 11/03/2013 20h10min

MPF de Santa Rosa questiona idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental

Procurador da República do município propõe que alunos que completam seis anos durante o ano ingressem na escola após avaliação da escola

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul questiona a idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental. A resolução do Conselho Nacional de Educação determina que apenas crianças que completam seis anos até 31 de março podem ser matriculadas no 1º ano.

A partir de reclamações de pais e diretores de escolas de Santa Rosa, o procurador da República do município Bruno Alexandre Gütschow ajuizou ação que contesta a exigência. Gutschow propõe que alunos que fazem seis anos em qualquer época do ano possam ingressar no Ensino Fundamental. Bastaria apenas comprovar a capacidade intelectual da criança a partir de avaliação da escola. Se a decisão for favorável, terá efeito em todo o país.

Em janeiro deste ano, uma decisão judicial em São Valentim, no norte do Estado, garantiu que crianças que não têm seis anos completos até 31 de março possam frequentar o 1º ano do Ensino Fundamental. O juiz Fórum local Eduardo Marroni Gabriel acolheu a liminar do Ministério Público para que o Governo do Estado deixe de exigir a idade mínima até esta data, para ingresso na escola.

A discussão, que tem 76 processos similares tramitando na justiça em todo o RS gera polêmica entre pais e especialistas e provoca situações inusitadas, como crianças que estão se matriculando em municípios vizinhos para não ficar um ano sem estudar.

ZERO HORA

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.