Vestibular | 15/01/2013 12h45min
O terceiro dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) não teve grandes contratempos. Problema nos primeiros dias, o trânsito na Avenida Bento Gonçalves, na Capital, em direção ao Campus do Vale fluiu sem congestionamentos no início da manhã desta terça-feira. Com 24,18% de abstenção, o concurso tem agora cerca de 35 mil concorrentes, 11 mil a menos do que no início.
As provas de Química, Biologia e Geografia, aplicadas hoje, não chegaram a surpreender vestibulandos de Medicina que fizeram os exames no Colégio Rosário, em Porto Alegre. O estudante Henrique Burger, 17 anos, classifica a prova de Biologia como "clássica":
— Não me surpreendi com nenhuma questão. Estava bem previsível — afirma.
Alguns vestibulandos de fora do Estado, como o catarinense de Criciúma Herinton Tomasi, 19 anos, destacaram que a prova de Geografia tinha questões bastante específicas sobre o Rio Grande do Sul.
— Eu não tinha certeza da resposta correta de certos assuntos, então tive de deduzir — explica.
O gabarito das três provas desta terça-feira será divulgado às 17h. Ontem, foram aplicadas as provas de redação, cujo tema foi a função e os limites do humor na sociedade, e português, que teve média de 15,0402 e o desvio-padrão de 4,1045.
Em vídeo, confira dicas para o último dia de vestibular:
>Matemática
>História
O terceiro dia do vestibular
No terceiro dia consecutivo, os vestibulandos da UFRGS enfrentaram menos dificuldades no trânsito para chegar aos locais das provas. Houve lentidão na Avenida Bento Gonçalves, entre a Avenida Antônio de Carvalho e o acesso ao Campus do Vale, entre 7h15min e 7h45min. Depois, o fluxo reduziu. Por volta das 8h, não era mais necessária a alteração no tempo das sinaleiras da Av. Bento Gonçalves já que o fluxo era considerado normal, garantiu a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Nesta terça-feira, são aplicadas as provas de Química, Biologia e Geografia. Os portões nos 72 locais de prova, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramadaí e Imbé, serão fechados a partir das 8h30min. Por isso, a UFRGS recomenda que os candidatos cheguem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.
Se liga!
No site mapa.ufrgs.br, estão as 72 instituições que receberão os vestibulandos. Basta clicar sobre o nome do colégio, instituto, faculdade ou unidade da UFRGS para conferir o endereço. Para consultar horários e itinerários das linhas de ônibus, você pode acessar os sites da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Poa Transporte ou ligar para o telefone 156.
A maratona de provas se estende até a próxima quarta-feira, sempre das 8h30min às 13h. A universidade recomenda que os alunos cheguem aos locais de prova às 8h.
Confira dicas para o último dia de prova:
— Planeje-se
É importante prestar atenção a alterações no trânsito e a recomendações como acordar um pouco mais cedo nos quatro dias de exame:
— Atenção no Campus do Vale
> Nos institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Matemática, Química, Letras e Informática, nas faculdades de Agronomia e Veterinária e no Colégio de Aplicação, estarão 5.440 candidatos.
> Quem tiver de ir ao campus pela Terceira Perimetral deverá ter muito cuidado com o horário, em razão do bloqueio no cruzamento das avenidas Salvador França e Bento Gonçalves.
> O trecho da Salvador França entre as avenidas Veiga e Ipiranga está fechado para obras da Copa. Em dias normais, o local costuma apresentar congestionamentos, o que deve se repetir durante o vestibular.
> Confira os desvios nas vias Bento Gonçalves, Voluntários da Pátria, Anita Garibaldi e Tronco
> Outro problema é chegar à maior parte dos prédios. De carro, no sentido Centro-bairro, apenas a Faculdade de Agronomia, que fica às margens da Bento Gonçalves, tem acesso antes da rótula da entrada do Campus do Vale. Para chegar ali, os 430 alunos devem fazer o retorno no entroncamento com a Estrada João de Oliveira Remião.
> Os outros 5.010 devem ficar atentos: terão de continuar até a rótula seguinte para conseguir acessar a Faculdade de Veterinária, também na Avenida Bento Gonçalves, o Colégio de Aplicação e os demais institutos onde serão aplicados os testes.
> De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus que passam pelo Vale seguirão a tabela normal durante o vestibular — atualmente, circulam com horário reduzido de verão. A UFRGS terá fiscais identificados dentro dos ônibus para orientar vestibulandos sobre como chegar aos locais de prova.
Três escolas na área 3
> Na área 3, estão os colégios Rosário e Bom Conselho e o Instituto de Educação Flores da Cunha, onde há previsão de que 5.282 candidatos façam as provas para os cursos de Medicina e Comunicação Social. Como a região tem diversas linhas de ônibus que transitam próximo às instituições, a UFRGS recomenda que os estudantes optem pelo transporte público.
Linhas de ônibus
> As linhas de ônibus que abastecem o Campus do Vale voltarão à tabela normal, com mais viagens, durante o vestibular. As demais linhas permanecerão com o horário reduzido de verão.
Acorde mais cedo
> O vestibular começa em um domingo, dia em que o trânsito costuma ser mais tranquilo. Assim, de segunda-feira em diante, procure sair ainda mais cedo de casa.
Não esqueça!
> Os portões serão fechados às 8h30min. Leve o documento de identidade usado na inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. A UFRGS orienta os candidatos a deixarem os celulares em casa. Quem for pego com o aparelho — haverá detectores de metal em algumas escolas — será excluído do vestibular.
> Nem sempre o nome da escola está relacionado ao da rua onde ela fica. O Colégio Estadual Landell de Moura, por exemplo, é na Avenida Presidente Costa e Silva, 787, junto ao Campus do Vale, e não na rua que leva o nome do padre inventor, na Zona Sul. A distância entre os pontos é de 18 quilômetros.
Amanhã, último dia do vestibular da UFRGS, serão aplicadas as provas de História e Matemática
Foto:
Ronaldo Bernardi
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.