Vestibular | 15/01/2013 05h02min
O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) segue nesta terça-feira, quando serão aplicadas as provas de Química, Biologia e Geografia. Os portões nos 72 locais de prova, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramadaí e Imbé, serão fechados a partir das 8h30min. Por isso, a UFRGS recomenda que os candidatos cheguem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.
Os concorrentes que farão as provas no Campus do Vale, na Capital, devem ficar atentos ao horário, pois o trânsito na Avenida Bento Gonçalves foi intenso nos dois primeiros dias. Para facilitar o fluxo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de alterou o tempo das sinaleiras na via — medida teve efeito positivo ontem e seguirá até o fim do concurso, nesta quarta-feira.
Números do concurso
No domingo, segundo a Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), a média da prova de Física foi de 8,5289, com desvio-padrão de 3,7521, enquanto a de Literatura de Língua Portuguesa ficou em 10,9255 e desvio-padrão 4,1812. Nos exames de Língua Estrangeira, a prova de Inglês teve média de 11,8828; a de Espanhol, 11,1290; Italiano, 12,9906; Francês, 13,3051; e a de Alemão, 13,0545. A abstenção no primeiro dia chegou a 22,96%, o que equivale a mais de 10,6 mil concorrentes fora da disputa.
Na segunda-feira, foram aplicadas as provas de Português e redação. Os vestibulandos tiveram que fazer uma dissertação sobre a função e os limites do humor na sociedade.
Se liga!— Planeje-se
É importante prestar atenção a alterações no trânsito e a recomendações como acordar um pouco mais cedo nos quatro dias de exame:
— Atenção no Campus do Vale
> Nos institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Matemática, Química, Letras e Informática, nas faculdades de Agronomia e Veterinária e no Colégio de Aplicação, estarão 5.440 candidatos.
> Quem tiver de ir ao campus pela Terceira Perimetral deverá ter muito cuidado com o horário, em razão do bloqueio no cruzamento das avenidas Salvador França e Bento Gonçalves.
> O trecho da Salvador França entre as avenidas Veiga e Ipiranga está fechado para obras da Copa. Em dias normais, o local costuma apresentar congestionamentos, o que deve se repetir durante o vestibular.
> Confira os desvios nas vias Bento Gonçalves, Voluntários da Pátria, Anita Garibaldi e Tronco.
> Outro problema é chegar à maior parte dos prédios. De carro, no sentido Centro-bairro, apenas a Faculdade de Agronomia, que fica às margens da Bento Gonçalves, tem acesso antes da rótula da entrada do Campus do Vale. Para chegar ali, os 430 alunos devem fazer o retorno no entroncamento com a Estrada João de Oliveira Remião.
> Os outros 5.010 devem ficar atentos: terão de continuar até a rótula seguinte para conseguir acessar a Faculdade de Veterinária, também na Avenida Bento Gonçalves, o Colégio de Aplicação e os demais institutos onde serão aplicados os testes.
> De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus que passam pelo Vale seguirão a tabela normal durante o vestibular — atualmente, circulam com horário reduzido de verão. A UFRGS terá fiscais identificados dentro dos ônibus para orientar vestibulandos sobre como chegar aos locais de prova.
Três escolas na área 3
> Na área 3, estão os colégios Rosário e Bom Conselho e o Instituto de Educação Flores da Cunha, onde há previsão de que 5.282 candidatos façam as provas para os cursos de Medicina e Comunicação Social. Como a região tem diversas linhas de ônibus que transitam próximo às instituições, a UFRGS recomenda que os estudantes optem pelo transporte público.
Linhas de ônibus
> As linhas de ônibus que abastecem o Campus do Vale voltarão à tabela normal, com mais viagens, durante o vestibular. As demais linhas permanecerão com o horário reduzido de verão.
Acorde mais cedo
> O vestibular começa em um domingo, dia em que o trânsito costuma ser mais tranquilo. Assim, de segunda-feira em diante, procure sair ainda mais cedo de casa.
Não esqueça!
> Os portões serão fechados às 8h30min. Leve o documento de identidade usado na inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. A UFRGS orienta os candidatos a deixarem os celulares em casa. Quem for pego com o aparelho — haverá detectores de metal em algumas escolas — será excluído do vestibular.
> Nem sempre o nome da escola está relacionado ao da rua onde ela fica. O Colégio Estadual Landell de Moura, por exemplo, é na Avenida Presidente Costa e Silva, 787, junto ao Campus do Vale, e não na rua que leva o nome do padre inventor, na Zona Sul. A distância entre os pontos é de 18 quilômetros.
ZERO HORA
Litoral, recebe 1,4 mil vestibulandos, como os que fizeram ontem as provas de português e redação, em Tramandaí
Foto:
Thiago Cruz
/
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.