Vestibular | 12/12/2012 15h04min
A poucos dias do Vestibular da Universidade Federal (UFSC), é inevitável sentir aquela ansiedade indesejada e o conhecido nervosismo. A psicóloga Monica da Silva Justino ressalta que, para acabar com eles, os estudantes precisam ter consciência de todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano e apostar em atividades que te relaxem nos próximos dias, para tirar um pouco o foco da prova.
Claro que isso não pode ser o bastante e ainda há chances de cair aquele tema que você não sabia muito bem. Há a possibilidade, inclusive, de você ter deixado os livros mais de lado do que deveria.
De qualquer maneira, não veja a aprovação como uma obrigação. Como lembra a psicóloga, a concorrência é muito grande e a vaga, afinal, ficará com alguém. E se (bate na madeira!), a vaga não ficar com você, não é o fim do mundo. Pode não parecer agora, mas existe vida após a reprovação.
- O aluno precisa lembrar que, se não der, ele pode tentar de novo ano que vem - reforça a psicóloga.
Entender que há saída não importa o resultado é o que vai te dar segurança para encarar a prova e o que mais vier pela frente. Lembre-se de que você pode precisar de paciência, caso não seja chamado logo na primeira chamada.
Mas descarte a ideia de que, passando no vestibular, os seus problemas acabaram para sempre. Virão as dificuldades com a faculdade, com a profissão e você precisará de determinação e ânimo, assim como nos dias de cursinho pré-vestibular.
Resumindo, como reforça Monica, os exames da UFSC serão apenas uma das etapas da sua vida, então, mantenha a calma e boa prova! O vestibular da UFSC acontece nos próximos dias 15, 16 e 17.
Atenção, pais!
Às vésperas do Vestibular, a tarefa dos pais é acolher e dar carinho para os estudantes. Afinal, se o seu filho estudou muito, ele precisará do seu apoio para acreditar como está preparado. Se ele não estudou o que deveria, não será a sua cobrança agora que mudará alguma coisa.
Até o final de semana, ajude o estudante da casa a se alimentar bem, lembre-se de que o momento é de revisar e descansar, para começar bem a prova. Um incentivo para dar uma volta na praia ou para ir à academia podem ser bem-vindos para o corpo e a mente do seu filho.
Não queira resolver as suas frustrações com o seu filho, cobrando-o por resultados ou cursos que teriam sido melhores. Agora, é a vez dele decidir sobre a própria vida Antes de ele encarar o vestibular, converse com ele e ajude-o a traçar planos B. O que fazer se a aprovação não vier este ano? Quais as alternativas se a faculdade não for aquilo que se esperava? Ter essas saídas pré-traçadas vão ajudar, inclusive, a reduzir a ansiedade.
Preste atenção no estudante, se ele está muito nervoso, se está preguiçoso demais. Nessa observação, você vai entender melhor como deve agir, que conselhos deve dar, para ajudá-lo a chegar ao título de aprovado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.