Vestibular | 11/12/2012 11h50min
À medida em que o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se aproxima, vem aquela vontade de colocar, no papel, tudo o que se sabe. Uma tentativa para agarrar o bom resultado é saber ao certo o que você terá pela frente nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro.
Confira as dicas do coordenador do pré-vestibular Objetivo de Florianópolis, Ricardo Russo, sobre a estrutura dessa prova.
Leituras obrigatórias e atualidades
Assuntos que saíram recentemente na mídia e temas abordados nas leituras obrigatórias podem dar as pistas do que cairá nas questões. A doença do personagem de um livro pode estar em alguma proposição de biologia, por exemplo.
Fique atento ainda a datas comemorativas de fases importantes ou a aniversários de personalidades-chave na história do país.
Só na soma
Não adianta pensar em chutar na alternativa "c". No Vestibular da UFSC, cada questão tem sete proposições, identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Pelo menos uma dessas deve estar correta em relação ao enunciado. A resposta é a soma dos números correspondentes às corretas, o que deve dar um número entre 01 e 99. Depois de resolver a questão, então, prepare-se para as contas.
Nota harmônica
Se chega ao resultado por uma média que considera o desempenho em todas as disciplinas. Cada uma das provas que compõem o vestibular da UFSC vale 10 pontos, com exceção da redação, que vale 15 pontos. No total, serão 105 pontos. Por essa distribuição praticamente igual entre as áreas, não basta se dedicar para uma disciplina e se esquecer das outras.
Os alunos que se saíram bem no Enem e optaram por considerar a nota desse exame no vestibular da UFSC, podem conseguir mais este empurrãozinho.
Provas anteriores
Sempre vale a pena estudar a partir de provas anteriores. Com o vestibular tão perto, não adianta ficar só debruçado nos exames antigos, mas vale dar uma conferida no que caiu ano passado ou ano retrasado no processo seletivo da UFSC e treinar o tempo que se leva para resolver as questões. Isso vai fazer com que você tenha uma noção do que já caiu, se aprimore nesse estilo de avaliação e ainda perca o medo do que está por vir.
Linguagem da avaliação
De um modo geral, esse exame da UFSC não tem uma carga grande de texto. Mas em uma ou outra questão pode exigir mais da capacidade de interpretação do aluno. Para vencer este obstáculo vale, mais uma vez, se familiarizar com a forma com que a prova é escrita e elaborada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.