Educação Básica | 05/12/2012 19h10min
Após dois dias de sol e calor, a caravana do governador Tarso Genro teve de encarar chuva pela primeira vez desde o início da viagem. O resultado disso não foi dos melhores. Durante a visita às obras da ERS-325, entre Lajeado do Bugre e Cerro Grande, o ônibus da comitiva teve dificuldades para subir uma elevada na estrada, que ainda não está pronta. Em meio às tentativas de vencer a lomba, o veículo acabou se deslocando para trás e bateu contra um carro da escolta do governador. A colisão danificou levemente a traseira do coletivo e a frente do Ford Focus que acompanha a comitiva. Ninguém ficou ferido.
Depois do incidente, Tarso, que foi recebido de forma calorosa pelos moradores dos dois municípios beneficiados pela rodovia, tomou café com operários da obra e discursou lembrando que a construção da estrada foi um compromisso assumido por ele quando eleito.
— Essa obra é um símbolo do nosso programa de desenvolvimento. Essa região, que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, não será mais assim — prometeu.
Tarso ignora protesto do Cpers
Animado pela boa recepção que teve por parte dos alunos e professores da Escola Estadual Wolmar Antônio Salton, em Passo Fundo, no Norte, o governador externou o seu lado mais popular ao abraçar e beijar crianças durante a entrega de 192 computadores no local nesta manhã de quarta-feira.
Tarso passou pelas mesas dos estudantes questionando sobre a qualidade dos notebooks distribuídos por meio do Programa Província de São Pedro.
— E aí, é bom esse computador? — perguntava, para ouvir respostas positivas em seguida.
O aluno que mais recebeu a atenção do governador foi um menino de 7 anos com deficiência visual. Vestido com a camisa do Inter, foi abraçado e beijado por Tarso, que pediu que ele aproveitasse o equipamento entregue pelo Estado. Gabriel recebeu um notebook adaptado para deficientes visuais.
Durante o ato na instituição de ensino, o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, afirmou que o governo pretende equipar escolas gaúchas com um total de 100 mil notebooks até o final do mandato. A meta, porém, alcançou 10 mil aparelhos por enquanto.
— É muito pouco ainda. Temos consciência disso. Estamos nos esforçando para aumentar o número de notebooks nas escolas. Isso é um instrumento fundamental e simboliza uma visão de desenvolvimento humano e formação de jovens capazes de fazer as suas escolhas com autonomia e discernimento — discursou Tarso.
Após a visita à escola, a caravana do governador foi alvo de um protesto do Cpers em frente ao Senac da cidade. Aos gritos de "Tarso, fora da lei", um pequeno grupo de professores pedia o pagamento imediato do piso do magistério. O movimento foi ignorado por Tarso, que conheceu as instalações e os cursos da instituição.
A comitiva seguiu para a Universidade de Passo Fundo (UPF), onde foram inauguradas as obras de construção do Parque Científico e Tecnológico, que têm apoio financeiro do Estado. O prédio ficará pronto em nove meses, terá 700m² e servirá para incubar empresas de tecnologia.
Siga a agenda do governador:
QUARTA-FEIRA
9h – Passo Fundo
15h30min – Lajeado do Bugre/Cerro Grande
17h – Frederico Westphalen
QUINTA-FEIRA
9h – Frederico Westphalen
17h30min – Santa Maria
SEXTA-FEIRA
8h45min – Santa Maria
14h30min – Bagé
16h – Hulha Negra
SÁBADO
8h30 – Pelotas
10h30min – Porto Alegre
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.