| 13/09/2012 14h17min
Em menos de dez minutos, o vento forte e a chuva causaram grandes estragos em parte da área central e da localidade de Rio Hern, em Schroeder, na noite de quarta-feira. Por volta das 21 horas, a ventania começou seguido de chuva de granizo, raios, trovões e uma nova rajada forte de vento.
GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens do estrago no Norte de SC
A tempestade destelhou mais de 500 casas, quebrou dois vidros do gabinete do prefeito, outro ainda maior, com cerca de 6m² na igreja Assembleia de Deus, derrubou a antena da rádio Comunitária da cidade, derrubou parte da construção da ampliação da obra do posto de saúde central e prejudicou a plantação de seis produtores de banana. Um deles perdeu quase toda a plantação.
Segundo um dos membros do Conselho Municipal da Defesa Civil, Paulo Roberto dos Santos Lima, não houve nenhum ferido e os cálculos do prejuízo ainda estavam sendo avaliados na tarde desta quinta-feira.
— O problema é que o vento tradicional daqui, o nordeste, se intensificou com a choque da frente fria que veio, com a quente que estava no ar. Seguida de descarga elétrica e chuva de granizo. Deve ter chego a uma velocidade de mais de 70 km/hora, que já é o suficiente provocar danos materiais — destaca.
A prefeitura pretende comunicar a Defesa Civil regional e do Estado, através de uma Notificação Preliminar de Desastres (Nopred), para fazer um levantamento mais apurado da dimensão dos desastres.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.