| 04/07/2003 19h27min
O Figueirense tem neste sábado, dia 5, uma excelente oportunidade de ganhar visibilidade dentro do Campeonato Brasileiro. Para isso, tem a missão de derrubar o líder Cruzeiro, que desembarca em Florianópolis com as estrelas Alex, Aristizábal e Deivid, além do técnico Wanderley Luxemburgo. Embalado pelo grande resultado da semana passada, quando derrotou o Flamengo em pleno Maracanã, o alvinegro pode finalmente crescer na competição, após uma campanha irregular nas 15 rodadas anteriores. A partida no Orlando Scarpelli começa às 16h.
A diferença entre os dois times na tabela de classificação já é uma amostra do desafio que a equipe catarinense tem pela frente. Na ponta isolada do campeonato, o Cruzeiro soma 31 pontos. O Figueirense ocupa a modesta 17ª colocação, com 18 pontos. São 13 de diferença. Ou seja, mesmo que a Raposa parasse de pontuar, o Furacão levaria pelo menos cinco jogos para alcançá-la.
Como o Brasileirão já alcançou 1/3 de seu percurso, é lícito supor que o Cruzeiro luta pelo título, e o Figueira, para se manter na elite. Ainda em busca de um lugar ao sol, o time da casa deve entrar em campo com três modificações em relação ao confronto anterior.
Deve, pois apesar de ter treinado a semana inteira com a mesma formação, o técnico Artur Neto não confirmou as mudanças.
– Ainda não tenho certeza. Vou levar estas dúvidas até a hora da partida. É uma das estratégias que temos para complicar a vida do Cruzeiro – justificou o treinador, que comanda o alvinegro pela terceira vez (empatou com o Fortaleza e venceu o Flamengo).
A mais aguardada alteração seria a estréia de Edmilson. O atacante readquiriu a forma física após três semanas de intensa preparação. Mas, sem ritmo, pode não agüentar a partida inteira. De qualquer forma, o jogador não demonstra vontade de começar no banco.
– É melhor entrar ser titular, pegar a partida desde o início. O problema de entrar no segundo tempo é que você está frio e os outros jogadores já estão no clima da partida, demora um tempo até se adaptar – comentou.
As outras duas mudanças são motivadas por problemas de suspensão. Pedro já cumpriu a sua, imposta pelo STJD, e reassumiria sua posição, para a saída de Paulo Sérgio.
Na zaga, Cléber é o desfalque, pois recebeu o terceiro cartão amarelo, no sábado passado. A disputa ficou entre Eloy e André Luís, mas o primeiro leva vantagem.
A reimplantação do esquema 3-5-2 e o retorno do atacante Aristizábal são as novidades do Cruzeiro. Com a ausência do volante chileno Maldonado, suspenso, o técnico Wanderley Luxemburgo optou pela escalação de três zagueiros.
Assim, a zaga será formada por Cris, Edu Dracena e Luisão. Esse último, por sinal, completa 150 jogos pelo Cruzeiro nesta partida.
– É uma marca importante na minha carreira. Fico feliz de alcançá-la pelo Cruzeiro, um clube vitorioso e do qual aprendi a gostar – afirmou Luisão, que fez 14 gols em 149 jogos pela equipe.
Especula-se que o jogo contra o Figueirense possa ser o último dele com a camisa cruzeirense. Após o jogo, Luisão, além do goleiro Gomes e do lateral reserva Maicon, vão se integrar à Seleção Brasileira Sub-23 para a disputa da Copa Ouro.
– Vou fazer minha despedida do Cruzeiro, mas volto depois – disse Luisão.
O fato é que existe a possibilidade de o zagueiro ser vendido no fim deste mês ao Olympique, de Marselha, por US$ 4 milhões. Quem volta ao time hoje é o atacante Aristizábal, após quatro jogos fora, por ter servido à seleção da Colômbia na Copa das Confederações. O retorno do colombiano deixou Deivid satisfeito:
– O Ari já está entrosado comigo e com todo o grupo. Vai nos ajudar muito, principalmente neste jogo contra o Figueirense, que será difícil – declarou Deivid, artilheiro do Brasileiro, com 12 gols.
A equipe mineira não vai pode contar, mais uma vez, com a presença à beira do gramado do técnico Wanderley Luxemburgo, que cumpre suspensão de 30 dias por ter ofendido o árbitro Carlos Eugênio Simon na final da Copa do Brasil. O time vai ser comandado no banco de reservas pelo auxiliar Paulo César Gusmão.
MAURICIO XAVIER/DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.