| 17/12/2006 15h21min
A catarinense Márcia Narloch e o mineiro Franck Caldeira e fizeram a festa brasileira na 10K Rio – Corrida Pan-Americana, disputada sob forte calor na manhã deste domingo, dia 17, no Aterro do Flamengo. Os brasileiros dominaram completamente a prova que serviu de aquecimento para os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Na largada, a temperatura era de 27ºC e a umidade relativa do ar registrava 71%. O queniano Cosmers Kemboi, segundo colocado, sentiu as condições climáticas e quase desmaiou logo após a chegada. Ele não foi à premiação, pois estava com princípio de hipertermia – sua temperatura chegou a 39,5ºC.
Márcia Narloch, atual campeã pan-americana de maratona sofreu com o calor, mas isso não a impediu de impor um ritmo forte durante prova:
– Puxei o ritmo a prova inteira e procurei correr forte, pois a Marizete estava bem próxima e poderia me ameaçar – lembrou.
– Estava muito quente, mas corri com certeza da vitória – acrescentou.
A atleta segue nesta segunda para Teresópolis, onde fica treinando até dia 30 para a São Silvestre. Na temporada, ficou em terceiro lugar na Meia Maratona do Rio, em segundo na Volta da Pampulha e em quinto na Maratona de Berlim. Na São Silvestre, vai correr para ficar entre as três melhores.
Entre os homens, Franck tomou a dianteira desde o início e puxou o ritmo o tempo inteiro, seguido pelos quenianos Comers Kemboi e Kenneth Kosgei, que ficou para trás e não terminou nem entre os dez primeiros. Cosmers seguiu Franck até o final, quando desabou cerca de 50 metros depois da chegada – cruzou 17 segundos atrás do brasileiro.
– Apesar do calor forte, a prova foi tranqüila. Procurei forçar o ritmo o tempo todo e consegui me manter à frente dos quenianos. O calor impediu que a marca fosse melhor – comentou o atleta de 23 anos.
O próximo desafio de Franck também será a Corrida de São Silvestre, no último dia do ano. Em 2006, o atleta faturou, a Meia Maratona do Rio e a Volta da Pampulha, além da 10k Pan-Americana. Ainda fez sua melhor marca nos 10 K, em setembro, na Itália (28min42), e foi quarto na maratona de Milão, quando fez o terceiro melhor tempo do ano na modalidade (2h14min06s).
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.