| 05/11/2005 17h59min
O Grêmio assegurou o empate em 1 a 1 com a Portuguesa neste sábado, no Canindé, pelo quadrangular final da Série B do Brasileirão 2005. Ricardinho abriu o marcador do confronto aos 25 minutos do primeiro tempo. Johnson empatou para a Lusa aos 18 da etapa complementar. Com o resultado, o Tricolor mantém a liderança da disputa com cinco pontos. Já os paulistas aparecem na segunda colocação, com quatro. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h, no Olímpico.
O Grêmio começou causando um pouco de desconfiança na torcida tricolor. Sem muitas jogadas à frente, o time foi dominado pela Portuguesa, que com Celsinho chegou fortemente ao ataque. Os jogadores de meio-campo até tentavam jogadas com Ricardinho e Anderson, com boa liberdade de marcação, mas não acertavam os lançamentos. Já a Lusa infernizava a defesa gremista com jogadas trabalhadas e bom toque de bola. A melhor oportunidade paulista, no entanto, surgiu de um erro de Jeovânio. O volante errou em bola, que sobrou para Celsinho. O destaque do adversário fez lançamento para o ataque. Para sorte do Grêmio, a defesa conseguiu mandar para escanteio.
A partir dos 25, o jogo mudou de figura. Jeovânio lançou Ricardinho, que invadiu a área e chutou forte para abrir o marcador no Canindé. A Lusa sentiu o gol e acabou decaindo na partida, dando ao Tricolor as melhores oportunidades até o final do primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, os donos da casa tentaram modificar seu desempenho com uma alteração. Johnson entrou na vaga de Wilton Goiano. A modificação levou o time do técnico Giba mais à frente, pressionando na busca do gol. A defesa tricolor evitava o perigo, mas em um lance acabou falhando. Aos 18, Celsinho cobrou falta da ponta esquerda. Johnson, livre, mandou de cabeça para o gol.
Após o empate, a pressão da equipe da casa foi forte, mas sem conseguir a virada. O desespero começou a ser notado entre os paulistas. O primeiro sintoma foi a expulsão de Celsinho, que reclamou da arbitragem. Logo depois, Cléber também foi para a rua por simular um pênalti. Vantagem para o Grêmio no jogo de volta, já que o adversário não contará com dois de seus principais jogadores.
CÍNTIA HOHMANNGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.