O X da Educação | 02/12/2010 05h07min
O Rio Grande do Sul está em 16º lugar no ranking dos Estados que mais investem em Educação Básica. Apesar da colocação, os índices de aprendizado no Estado estão acima da média nacional, segundo o levantamento divulgado ontem, em São Paulo, pelo movimento Todos pela Educação.
> Confira quanto cada Estado gasta anualmente por aluno da Educação Básica
De acordo com a diretora-executiva da entidade, Priscila Cruz, o fator mais preocupante do Estado é de que apenas 55% das crianças entre quatro e cinco anos estão na escola.
— Nesse quesito, o Rio Grande do Sul é o pior do Brasil. Isto é problemático porque há um consenso de que a pré-escola é fundamental para o aprendizado futuro. É nessa fase que se adquire a base de toda a educação.
O secretário da Educação do Estado, Ervino Deon, concorda com o apontamento da diretora, mas afirma que este é um fator cultural:
— As famílias gaúchas têm o costume de manter as crianças em casa por mais tempo e mandá-las para a escola depois dos seis anos. É claro que tem de haver uma mudança de comportamento, mas isso vem com o tempo. Até porque a rede municipal não está preparada para receber toda essa demanda.
>> Leia a reportagem completa na edição de Zero Hora desta quinta-feira
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.