| 21/03/2011 18h32min
Uma base da Marinha líbia situada 10 km a leste de Trípoli teria sido bombardeada nesta segunda-feira à noite, indicaram testemunhas que viram o local em chamas. A base naval teria sido atingida pouco depois das 19h GMT (16h de Brasília), no que seria a terceira noite de ações militares contr o país.
A televisão estatal líbia anunciou nesta segunda-feira à noite que a coalizão internacional bombardeava Trípoli. Disparos da defesa anti-aérea seguidos de explosões foram ouvidos à noite no setor onde está localizada a residência do líder líbio Muamar Kadafi em Trípoli, de acordo com um jornalista da AFP.
O regime de Kadafi denunciou que ataques da coalizão tinham matado no sábado 48 civis. O Pentágono indicou que não tinha indícios de que os bombardeios ocidentais tivessem provocado vítimas civis.
No domingo, um míssil destruiu um edifício administrativo do complexo residencial de Kadafi em Trípoli, onde segundo a coalizão funcionava um centro de "comando e controle". Depois disso, autoridades do Pentágono disseram que as forças leais a Kadafi estavam isoladas.
No entanto, aos aliados ao ditador mobilizaram-se nesta segunda-feira a Ajdabiya, 160 km ao sul. Ao longo da estrada entre as duas cidades, podiam ser vistos dezenas de tanques destruídos pelos bombardeios, mas várias centenas de rebeldes que tinham se reunido para atacar Ajdabiya foram dispersados por disparos da artilharia governamental.
O regime proclamou no domingo um novo cessar-fogo, apesar de acionar sua artilharia há três dias contra cidades de Zenten e Yefren, a sudeste de Trípoli.
> Segunda, 21 de março
> Domingo, 20 de março
> Sábado, 19 de março
Confira o especial "Guerra na Líbia":
Veja mapa da região dos ataques:
Visualizar Caça da França faz primeiro disparo contra veículo pró-Kadafi na Líbia, diz porta-voz em um mapa maior
A cidade líbia de Al-Wayfiyah, a 35km de Benghazi, foi atingida pelos ataques das forças aliadas
Foto:
Patrick Baz
/
AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.