clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/08/2010 09h42min

Decore a sua casa com Passione

Desvende a iluminação e os estilos de decoração da novela

A tendência atual tanto para residências quanto para espaços comerciais é valorizar o uso da luz direcionada. E já que uma regra básica na televisão é o intenso cuidado com a iluminação, observar a decoração da casa dos personagens pode trazer muitas ideias para sua casa. A cenógrafa da novela Passione May Martins revela ao hagah alguns segredinhos de itens modernos que aparecem na telinha e o porquê de cada tipo de decoração utilizada para os lares dos principais personagens.

>>Você teria uma casa de cinema ou seria muito trabalhoso?

- A gente usa o cenário para contar um pouco de cada personagem, por isso somos criteriosos com a escolha dos recursos.

Ela explica que em um cenário, tanto durante o dia como à noite as luzes usadas devem ter uma justificativa, ou seja, precisam fazer sentido de existir. Recursos como a iluminação à LED, as caixas e os fios de luz, assim como as colunas ocas com interior iluminado são amplamente utilizados na decoração da novela. As ideias podem ser transpostas para a vida real, tornando interiores mais charmosos e modernos.

Vários ambientes receberam caixas de luz, como no escritório de Bete (Fernanda Montenegro, ao lado da mesa. O mesmo ocorre na sala de sua filha, a estilista Melina (Mayanna Moura) por trás do mostruário das roupas dela. E no desfile da marca de roupas para ciclistas que ocorreu nos primeiros capítulos da novela.

Escritório Bete


As miniaturas podem ser encontradas da Occa Moderna, de Porto Alegre.

Stella (Maitê Proença)

A cenógrafa conta que como Stela é uma mulher sofisticada, com certeza decorou a casa com uma arquiteta e gosta de manter os ambientes sempre atualizados, como se percebe na iluminação bem contemporânea. A sala de estar tem mais a cara de seu marido Saulo (Werner Schünemann), que é expressada através de um clima mais sério, escuro. Logo na entrada percebe-se a coluna prata com vazados de luz, o que seria uma delicadeza derivada da Stela. A coluna iluminada é um item moderno, May explica como ela é construída:

- A coluna é feita com recorte eletrônico em várias camadas de diferentes espessuras. É uma coluna estrutural, oca por dentro, toda de madeira e dentro tem uma iluminação. Cobri com MDF (madeira feita de serragem, um prensado de madeira). A primeira camada do recorte eletrônico tem risquinhos, a segunda tem risquinhos e furinhos, e depois tem mais uma camada que deixa aparecer estes detalhes.

Parede Stella 



Detalhes luminosos do painel de recorte eletrônico


Objetos Stella
Abajures Maison Decor
Abajures
 seguem o estilo da casa da Stella



Sala Stella 











Os tons de marrom e azul escuro denotam a seriedade do chefe da família


Já o SPA combina com Stella e os filhos, com um visual mais leve, tons de azul na tenda, almofadas e cortinas, e muito branco para combinar com a proposta relaxante do espaço, assim como as plantas.Spa Stella 




































Fred (Reynaldo Gianecchini)

Para mostrar a dureza do vilão interpretado por Reynaldo Gianecchini os recursos mais marcantes foram as esculturas   escolhidas e a parede volumétrica.

- O painel atrás da escada da sala foi esculpido na argila, depois foi batida uma forma em gesso e revestida de um plástico, um pouco mais rígido do que se usa no carnaval, o vacuform. Todos estes materiais são da linguagem de cinegrafia. E depois foi pintado com uma tinta normal, PVA. Mas, é possível adaptar para casas de verdade com outros revestimentos.
 
Painel Fred





Detalhes como escultura e painel esculpido simbolizam a rigidez do personagem

SalaFred











Ao montar a sala de estar, May procurou observar quais os estilos que estão sendo aplicados nos apartamentos novos de São Paulo, que já vem decorados. O fio de luz que começa na coluna e termina no teto do hall de entrada foi um dos destaques. Para este a escolha foi um LED day light, uma luz de temperatura diferente, mais fria.

Iluminação Fred 







Fred divide apartamento com o italiano Agnello (Daniel Oliveira), este com personalidade mais inocente. O detalhe estiloso no quarto de Agnello fica a cargo das esculturas modernas. Elas são obras da ceramista Anelise Bredow, de Morro Reuter. Esculturas Agnello








Clô (Irene Ravache)


A espalhafatosa Clô e sua família acabaram de se mudar para a casa nova. Em seu antigo lar ela misturava objetos de diferentes linguagens, tudo em excesso. Cada objeto era de uma época diferente, vidros jateados com desenhos de pássaros, esculturas de aves e ovos, espelhos e muitos detalhes em dourado. Um fio de luz vermelha na base do mezanino e as formas arrendondadas referiam-se a sensualidade e volúpia, características do casal Clô e Olavo (Francisco Cuoco).
Casa antiga










A decoração da casa antiga de Clô era uma mistura de estilos
Imperio Persa 







Objetos de decoração orientais fazem o estilo da Clô


A cenógrafa acha o estilo de Clô engraçado e conta que com a mudança para a casa nova, a decoração é revigorada, mas não perde referências.

- Fizemos uma decoração correta, minimalista, mas a gente nao podia perder a personagem, então a cor usamos cores ácidas como a púrpura marroquina e o amarelo limão.

Purpura e amarelo 




























Na sala de jantar e atrás da escada também têm painéis com o mesmo recorte eletrônico da coluna da sala de Stella, mas com diferentes detalhes, como discos, em um efeito casado-descasado, o que gera muitas outras formas. Ambos tem o interior iluminado. Detalhe painel















Em uma cena, Clô conversa com a decoradora e deixa claro seu estilo:

- Eu adoro luxo! Espelho, cor, tudo muito!

A cenógrafa acredita que por mais que a decoradora tenha seu gosto ela faz algo para atender a cliente. Então, a equipe de cenografia trabalhou como se a decoradora tivesse levado em conta os pedidos da emergente. Escolheu diversos espelhos para dar o brilho e colunas de vidro e luz, tanto nas salas quanto no quarto. May relaciona a montagem do figurino com a cenografia:

- A gente conta histórias juntos, por mais que eu quisesse brincar com a cor na casa da Clô, quem tem a liberdade é o figurino, porque vai contar muito mais a história do personagem.

O mesmo ocorreu no quarto da filha Jéssica (Gabriela Duarte) que permaneceu com tons rosados, porém, ganhou um pink contemporâneo. Muitos abajures, brilhos e espelhos para a personagem que herda características da mãe. E um item novo que merece destaque é a banheira por trás da janela de vidro e uma grande luminária.

Quarto Jéssica








Jéssica ganhou um quarto mais moderno

Banheira






Lustre estilo plafon. 


Bete Gouveia (Fernanda Montenegro)

Para contar a história da família que já é rica há algumas gerações, May e sua equipe optaram por objetos contemporâneos, sugerindo que os Gouveia são consumidores de arte.E não poderiam faltar itens oriundos de heranças, mas tantos os antigos quanto os novos estão bem equilibrados. A cenógrafa explica que a estante da biblioteca é de outra época, entretanto, foi reformada recebeu iluminação interna para ficar mais leve e combinar com o frescor da personagem.

- É como reciclar as coisas que já tem, para dar valor.
Tapete persa












O tapete persa aparece nas casas mais sofisticadas da novela. 

Um exemplo de contraste, é que se houver o lançamento de sofá mais confortável e bonito a família vai investir, mas nem por isso vai deixar de manter a estante antiga e bonita que há na sala.

- Tem um aparador gigante na sala, com design atual e uma arca incrível que deve ter sido da sogra.


Montagem
 


















A poltrona branca pode ser estofada com uma a estampa personalizada.


Etiquetas das roupas 














Móveis antigos
(ao fundo) equilibrados com obras de arte mais leves

Melina Gouveia (Maianna Moura)

A filha temporona de Bete, Melina é uma das personagens mais modernas e ousadas da trama. Tanto no seu quarto quanto no escritório é possível identificar diversas estampas, cores e bastante metal.

- Como a Melina trabalha com arte, criação, é uma estilista, achei que a gente devia brincar com a cor, móveis bordados, esculturas e quadros de vários artistas.

A estilista morou na Europa, é viajada e criativa. E isso se reflete nos livros de pesquisa como parte da decoração e nas escolhas das estampas. Trouxe uma manta do Marrocos, por exemplo, e mandou forrar a cadeira.

May conta que teve mais liberdade pra usar as cores e estampas, por que isto sugere que Melina não tem medo de seguir tendências. E mesmo com problemas emocionais e imaturidade para relacionamentos, ela tem segurança em relação a outros aspectos, como moda e decoração.

Escritório Melina 














As cores e estampas revelam a criatividade da estilista

Estampas 













Estampas personalizadas eguem a proposta do estilo da decoração escolhida por Melina

Quarto Melina 














No quarto da Melina é possível perceber o gosto pela arte

HAGAH RS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.