| 19/02/2009 22h43min
A Ulbra precisava vencer para passar às quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho. E conseguiu. Mesmo jogando fora de casa, o time de Canoas bateu o Brasil de Pelotas no Estádio Bento Freitas por 5 a 2, e vai enfrentar o Inter no próximo domingo.
Com 13 pontos, a Ulbra chega à 4ª colocação do Grupo 2. Às 16h do próximo domingo, no Estádio Beira-Rio, o time treinado por Beto Almeida disputa com o Inter uma vaga nas semifinais da competição, em jogo único.
A partida desta noite de quinta-feira encerrou a fase classificatória do 1º turno do Gauchão 2009. O Brasil de Pelotas, após intensa maratona de oito jogos em 16 dias, soma apenas 3 pontos, sem nenhuma vitória conquistada, e hoje estaria rebaixado para a Segundona Gaúcha.
Precisando vencer, a Ulbra adotou como estratégia se aproveitar do desgaste físico dos jogadores do Brasil de Pelotas. Desde o início, o time de Canoas explorou jogadas em velocidade pelos lados, pressionando o Xavante.
Aos 16min, Lê abriu o placar para a Ulbra, em cobrança de pênalti. Gabriel empatou aos 23min, mas Lê marcou mais um para os visitantes, de cabeça, aos 35min do 1º tempo.
Na etapa final, Gabriel fez o seu segundo gol, empatando novamente a partida para o Brasil de Pelotas, aos 10min.
Mas a Ulbra seguiu insistindo, e aos 27min Jé, em um golaço de fora da área, fez 3 a 2. A classificação se concretizou com Júnior, aos 32min, em contra-ataque finalizado na entrada da grande área.
Tumulto no final
Aos 46min, Rogério Pereira determinou a goleada da Ulbra, fazendo 5 a 2. O zagueiro Alex Martins não gostou da comemoração do jogador, em frente à torcida Xavante, e deu início a um grande tumulto que se transformou em briga generalizada.
Danrlei, ao final do jogo, confirmou o motivo: segundo ele, Rogério Pereira parou em frente à faixa em homenagem ao atacante Claudio Milar, morto no acidente do dia 15 de janeiro, e encenou a flecha com a qual o ídolo xavante comemorava seus gols.
A partida permaneceu quinze minutos paralisada, e teve duas expulsões na Ulbra: o lateral Henrique e o goleiro reserva Juninho. Rogério Pereira, cuja comemoração irritou os xavantes, não foi punido.
No Brasil de Pelotas, levaram cartão vermelho o goleiro reserva Luciano, o goleiro Danrlei, o lateral-esquerdo Gleidson e o zagueiro Alex Martins. O jogo não reiniciou - após as expulsões, Fabrício Neves encerrou a partida.
Fase final
Além de confirmar seu confronto com o Inter, a vitória da Ulbra também definiu outro confronto das quartas-de-final: Veranópolis x Santa Cruz jogam às 18h30min de domingo.
No Brasil de Pelotas, o jogo marcou a despedida de Claudio Duarte como técnico da equipe. Ele deve se manter ligado ao Xavante, auxiliando o Departamento de Futebol. O treinador Abel Ribeiro se apresenta na segunda-feira, e terá pouco mais de dez dias para preparar a equipe até a estreia no 2º turno do Gauchão.
CLICRBSBrasil-Pe 2 x 5 Ulbra - Gauchão 2009 Árbitro: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e Carlos Alberto Bittencourt. Gols: Lê (U), de pênalti, aos 16min; Gabriel (B), aos 23min; e Lê (U), aos 35min, no 1º tempo. Gabriel (B), aos 10min; Jé (U), aos 27min, Júnior (U), aos 32min, e Rogério Pereira (U), aos 46min, no 2º tempo. Expulsões: Alex Martins, Danrlei, Luciano e Gleidson (B); Guilherme e Juninho (U). |
|
Brasil-Pe | Ulbra |
---|---|
Danrlei; Adriano Sella (Rodrigo Antônio), Rodrigo, Alex Martins e Gleidson; Edenilso (Porcellis), Fred, Cléber Gaúcho e Magno; Gabriel e Rafael Paraíba (Lyndson). | André; Henrique, Cuca, Anderson Seffrin e Emerson Ávila (Júnior); Wanderson, Gavião, Jé e Léo Dias (Rogério Pereira); Tatá (Felipe Klein) e Lê. |
Técnico: Claudio Duarte. | Técnico: Beto Almeida. |
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.