clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/07/2008 10h03min

PC estuda tática para melhorar o aproveitamento de Cleiton Xavier

Capitão do Figueirense está sendo alvo de marcação dura dos adversários

O empate sem gols com o Atlético-PR neste domingo não foi nada excepcional, segundo as palavras do técnico PC Gusmão, mas já serviu para melhorar a auto-estima do grupo do Figueirense. O que preocupa o comandante, no momento, é como fazer com que Cleiton Xavier, o capitão e peça-chave do time, seja menos marcado em campo — já que o meia vem sendo alvo especial dos adversários nas últimas partidas. 

Se na armação o capitão não está conseguindo eficiência, geralmente com um ou até dois marcadores, PC optou por puxá-lo para a esquerda e ter movimentação com Marquinho na conexão com o ataque. 

— O Cleiton é um jogador inteligente, quando ele veio para o lado esquerdo o Marquinho flutuou, saiu duas vezes sozinho e colocou o Rafael frente a frente com o goleiro, também fez isso com o Tadeu. Essa troca natural dos dois a gente conversou no intervalo do jogo, porque desta forma com certeza a bola vai sair limpa e um dos meias poderá chegar para finalização.

A idéia de puxar Cleiton Xavier para a esquerda no segundo tempo, porém, não surtiu efeito no sucesso das finalizações. A atuação de Rafael Coelho e Tadeu, sem corresponder à expectativa de gols, mostrou que o grupo ainda precisa evoluir tanto no coletivo, quanto no individual e, para isso, o treinador prevê uma mudança de atitude.

Psicológico em recuperação

As críticas não foram maiores porque, no final das contas, o grupo demonstrou que o fator psicológico está em recuperação após a derrota por goleada, de 7 a 1, contra o Grêmio, no Scarpelli. Isso fez com que PC Gusmão enaltecesse o ponto conquistado fora de casa.

— O que ia mudar nessa seqüência seria a nossa atitude, a nossa vergonha na cara. Isso tudo foi dexado claro. Durante a semana eles mesmos mostraram dentro dos treinamentos que estavam sentidos e que estavam abertos a esta situação. Fizemos um jogo bom, nada de excepcional, contra uma equipe muito díficil de se jogar, principalmente aqui dentro da Arena, e levando um ponto que é muito importante.

Sem descanso

Sem tempo para descanso, os jogadores que participaram da partida deste domingo se reapresentam na tarde desta segunda-feira, às 15h, no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, com foco no jogo da próxima quarta-feira, às 21h45min, contra o São Paulo, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Para esta partida, PC Gusmão terá o retorno do volante Magal, que cumpriu suspensão no jogo contra o Atlético-PR, mas não poderá contar com o zagueiro Asprilla, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

CLICRBS
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.