| 15/08/2007 10h36min
Ex-piloto e dono de 50% da escudeira Toro Rosso, Gerhard Berger voltou a tecer elogios ao francês Sebastien Bourdais, que integrará o quadro de pilotos da equipe ao lado do jovem alemão Sebastien Vettel. De acordo com o austríaco, o atual tricampeão da Champ Car tem tudo para brilhar na Fórmula-1 e deixar para trás os estigmas do brasileiro Cristiano da Matta e do italiano Alex Zanardi, que não se deram bem ao trocar de categoria.
Zanardi havia estreado na F-1 em 1991, pela extinta Jordan. No entanto, deixou a modalidade em 1995 para disputar a Champ Car, onde faturou o bicampeonato em 1997 e 1998. No ano seguinte, o italiano foi convidado pela Williams para atuar ao lado do alemão Ralf Schumacher, mas não deu certo e acabou trocando novamente de categoria. Sua carreira foi encerrada em 2001 de forma forçada, depois do trágico acidente que lhe custou as duas pernas.
O brasileiro Da Matta, por sua vez, conquistou o título da Champ Car em 2002 e, no ano seguinte, ingressou na Fórmula-1 pela Toyota. Depois do 13º lugar em 2003 e de um desempenho ruim em 2004, acabou deixando a equipe japonesa e deu lugar ao seu compatriota Ricardo Zonta. Diante dessas duas trocas infelizes, Berger acredita em um bom resultado de Bourdais na próxima temporada, apesar de revelar uma certa preocupação com o fato.
– Essa estatística é o que mais me preocupa, mas acho que o Sebastien vai se dar bem. Para vencer um campeonato, é preciso certo tipo de mentalidade. Não importa em que competição você está, há pilotos rápidos que nunca ganharam e outros que sempre ganham. Este último é o caso do Bourdais – disse o austríaco em entrevista ao site Autosport.
O ex-piloto também aproveitou para revelar que há tempos observa o desempenho do francês.
– Nos últimos dois anos eu analisei o desempenho dele e sempre me perguntei o quanto o Bourdais era bom. Ele fez um excelente trabalho ganhando a Fórmula-3, a F3000 e conquistando o tri da Champ Car, além de estar liderando esta temporada. Teoricamente, ele tem potencial. Vamos dar uma chance a ele – acrescentou.
Bourdais iniciará a temporada 2008 com a escuderia italiana, substitundo o italiano Vitantonio Liuzzi. Recentemente, a equipe já havia trocado seu outro piloto, o norte-americano Scott Speed, optando pela promessa alemã Sebastian Vettel, de apenas 19 anos.
• Saiba tudo sobre a temporada 2007 da Fórmula-1
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.