| 31/01/2007 07h59min
O Santos dará a largada na trajetória dos brasileiros nesta edição da Copa Libertadores da América. A equipe faz sua estréia na competição diante do Blooming, nesta quarta-feira, às 21h45min (horário de Brasília), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na fase classificatória. Caso assegure a vaga, o Peixe entra no Grupo 8 ao lado de Deportivo Pasto (Colômbia), Defensor (Uruguai) e Gimnasia y Esgrima (Argentina).
O técnico Wanderley Luxemburgo poupou alguns titulares na rodada passada do Paulistão e, agora, poderá colocar força máxima na primeira partida do clube na pré-Libertadores. Aliás, além dos atletas que já vinham compondo o plantel no Estadual, o treinador também poderá contar com Marcos Aurélio, que venceu uma batalha judicial contra seu ex-clube (o Atlético-PR) e foi integrado ao elenco do Peixe na Bolívia.
Apesar de contar com o atleta, Luxemburgo ainda não confirma sua entrada na dupla de frente, que tem como titulares Jonas e Fabiano. Existe, inclusive, a possibilidade de Pedrinho ser adiantado para o setor ofensivo, já que a vaga no meio-campo voltará a ser ocupada por Zé Roberto.
Quem também tem o retorno assegurado é Cléber Santana. Assim, se Luxemburgo resolver manter Pedrinho no meio-campo, terá de sacar o volante Rodrigo Souto, opção pouco provável por se tratar de um jogo fora de casa, em que o Santos não pode ficar exposto.
Na dupla de zaga, Antônio Carlos e Adaílton retornam ao setor. O experiente zagueiro, que foi poupado no Paulistão, é uma das apostas de Luxa para liderar a equipe na Libertadores. Já outro medalhão do Santos fará sua estréia na Libertadores: Zé Roberto. Com um vasto currículo internacional, o meia disputará pela primeira vez o tradicional torneio latino-americano.
– Estou muito feliz por poder participar de uma Libertadores e a ansiedade é sempre normal. O importante é ter tranqüilidade para fazer um bom jogo. Acredito não seja diferente de uma Copa dos Campeões, das Eliminatórias, da Copa América. O clima de jogo é idêntico, a rivalidade – analisa.
O Peixe espera conquistar um resultado positivo nesta quarta-feira para poder decidir tranqüilo em casa no jogo de volta, dia 7 de fevereiro.
Por sinal, enquanto o Alvinegro praiano vive um bom momento no Brasil, o Blooming passa por situação inversa na Bolívia. Os resultados da equipe dentro do país não vêm agradando e, além disso, o clube não conseguiu regularizar a situação do volante Carmelo Angulo para a Libertadores.
Outros desfalques são o goleiro Carlos Arias e o volante Limberg Gutierriz, que estão contundidos. Apesar de colecionar problemas para a estréia no torneio, o técnico Álvaro Peña tenta manter o otimismo para derrubar o líder do Campeonato Paulista.
– Em futebol, o jogo tem 11 contra 11 e nada pode garantir um resultado. Estou seguro de que meus jogadores vão se doar ao máximo dentro de campo – avisou o comandante.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.