| 30/09/2006 01h21min
Como à noite não há visibilidade e condições de segurança para buscas aéreas ou por terra, a Força Aérea Brasileira utiliza um sistema de busca eletrônica para localizar aeronaves desaparecidas.
Os sistemas Cospas (abreviatura em russo de Sistema Espacial de Busca de Embarcações em Situação de Emergência) e Sarsat (Sistema de Busca e Salvamento por Rastreamento Satélite, na sigla em inglês), formados por meio de cooperação internacional entre Estados Unidos, Canadá, França e Rússia, realizam atividades de busca e salvamento de vidas humanas a bordo de aeronaves ou embarcações acidentadas ou em situação de emergência.
O Cospas-Sarsat capta sinais transmitidos por um equipamento chamado Transmissor Localizador de Emergência. O TLE é um rádio transmissor presente em todas embarcações e emite automaticamente sinais em freqüências internacionais de emergência em caso de queda, impacto brusco ou após acionamento manual.
Os sinais emitidos pelo TLE são captados e processados por um complexo sistema de satélites e computadores capaz de indicar, com precisão média de 5 km (ou até 20 km, dependendo do modelo do TLE usado), o ponto de origem dos sinais.
O serviço funciona 24 horas por dia, e o Ministério da Aeronáutica tem condições de mobilizar prontamente seus meios aéreos e terrestres para atender a um sinal de emergência.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.