| 05/01/2006 23h26min
Uma delegação da Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês) e de quatro grandes agências de imprensa internacionais se reunirá na próxima segunda com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para pedir que ele anule as restrições no uso de fotografias, conforme está previsto para a Copa de 2006 na Alemanha.
Os representantes de meios gráficos de comunicação aproveitarão esse encontro em Zurique, Suíça, para convencer Blatter de que as limitações que a Federação Internacional de Futebol impôs à difusão e publicação de fotografias os impediria de oferecer uma cobertura completa do Mundial em seus sites, segundo indicou a WAN em comunicado nesta quinta.
Os veículos se queixam particularmente do fato de a Fifa proibir os meios de publicarem na internet fotos de um jogo antes de uma hora após sua conclusão, além de limitar estritamente o número de imagens a serem divulgadas. O argumento da entidade é que, assim, poderá proteger os contratos comerciais que assinou com as empresas encarregadas da retransmissão das partidas da Copa.
A WAN também lamentou a intenção de limitar a edição das fotografias, impedindo por exemplo que a superposição de grandes títulos, textos ou gráficos sobre as imagens. Segundo a entidade jornalística, isso constitui uma ingerência em matéria de liberdade editorial.
A delegação que se reunirá com Blatter será integrada pelo vice-presidente da WAN e presidente de TA Media na Suíça, Hans Heinrich Coninx; o chefe executivo da WAN, Thimoty Balding; o presidente do Fórum de Editores Mundiais e redator-chefe do jornal The Times, George Brock; e o diretor-geral da Associação Nacional de Jornais Suíços, Daniel Kaczynski, entre outros. Representando as agências AFP, Reuters, Associated Press e Getty, estará o presidente da AFP, Pierre Louette.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.