clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/08/2005 09h49min

Polícia ofereceu à família de Jean Charles US$ 27 mil

Parentes recusaram e exigem demissão de Ian Blair

A Scotland Yard confirmou neste domingo que ofereceu 27 mil à família do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por engano por policiais britânicos, como pagamento de uma indenização "ex gratia" (voluntária e que não admite responsabilidades ante o crime).

– Podemos confirmar que uma carta assinada por advogados da Polícia Metropolitana que oferece o pagamento de uma indenização 'ex gratia' de 15 mil libras (US$ 27mil) foi entregue a representantes da família do senhor Menezes – disse uma porta-voz policial.

– A carta especifica que essa indenização não impede nenhuma futura reclamação que a família queira fazer contra o Serviço da Polícia Metropolitana (MET), o que foi reforçado em uma reunião (com os familiares do brasileiro) – explicou.

Segundo a porta-voz, a polícia pretende "dar apoio à família do senhor Menezes e, reconhecendo que uma indenização formal pode ser um procedimento que demorará muito tempo, ofereceu uma soma para custear qualquer despesa derivada da morte" de Jean Charles.

Sobre este assunto, o jornal sensacionalista The Mail On Sunday publicou hoje que a família de Menezes rejeitou contundentemente o dinheiro.

– Pensaram que éramos gente pobre, gente estúpida. Podemos ser pobres, mas não estúpidos. Não trocaremos a vida do meu irmão por dinheiro, mas os castigaremos (os responsáveis pela morte de Jean Charles) –  disse ao jornal Giovani o irmão do eletricista.

Com 27 anos, Jean Charles morreu no dia 22 de julho na estação de Stockwell (sul de Londres), após ser atingido por oito tiros disparados por agentes que o confundiram com um dos supostos terroristas suicidas envolvidos nos atentados fracassados do dia anterior. A família do jovem eletricista exige a demissão do comissário-chefe da MET, Ian Blair, a quem acusa de mentir sobre a trágica morte.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.