clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/03/2005 10h27min

Hizbollah convoca manifestação de apoio à Síria

Grupo xiita espera a presença de dezenas de milhares de pessoas

O grupo xiita Hizbollah convocou uma manifestação, para esta terça, dia 8, de apoio à Síria no Líbano. Militantes estão reunidos em Beirute para denunciar o que consideram ser uma interferência do Ocidente nos assuntos internos do país.

A manifestação aponta para as profundas diferenças surgidas no território libanês em torno da presença síria. O evento deve atrair dezenas de milhares de pessoas para uma praça central de Beirute. O local fica a apenas 300 metros de onde líderes da oposição, em sua grande maioria cristãos, vêm realizando manifestações diárias exigindo a saída das forças do país.

O líder do Hizbollah, Hassan Nasrallah, disse que a reunião quer agradecer a Síria pelos seus "sacrifícios" no Líbano e criticar uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) exigindo o desarmamento das milícias libanesas. Os xiitas são o maior grupo religioso do Líbano.

Nesta terça, um dia depois de o presidente da Síria, Bashar Al Assad, ter anunciado um plano de retirada do Líbano em duas fases, soldados sírios estacionados em uma montanha a leste de Beirute continuavam a preparar sua saída da região. O governo norte-americano criticou o plano por não haver previsão para a retirada total das forças sírias.

A Síria ingressou no Líbano pela primeira vez em 1976, durante a guerra civil. Atualmente, o país ainda mantém 14 mil soldados estacionados no território libanês. O Hizbollah avisou que o Líbano pode mergulhar no caos se as forças sírias se retirarem. O Líbano deve realizar eleições gerais em maio.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.