clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/03/2005 11h26min

Brasil apóia retirada de tropas sírias do Líbano

Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste domingo

O governo brasileiro considera o anúncio feito pelo presidente sírio Bashar Al-Assad sobre a retirada das tropas do Líbano um "passo importante na implementação da resolução 1559 do Conselho de Segurança das Nações Unidas". O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste domingo, 6.

Definida em setembro de 2004, a resolução enfatiza, entre outros aspectos, a necessidade de respeitar a integridade territorial e a soberania política do Líbano, a retirada das forças estrangeiras e o desarmamento das milícias.

De acordo com a nota, "o governo brasileiro defende a implementação integral das resoluções do Conselho de Segurança, que têm valor juridicamente vinculante. Essa posição se evidencia, no presente caso, no apoio brasileiro aos termos da Declaração Presidencial, aprovada pelo Conselho de Segurança, sobre o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri".

A nota informa ainda que durante recente viagem a países árabes, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, "ressaltou a seus interlocutores a importância de que a resolução 1559 fosse observada". E em Damasco, capital da Síria, o ministro "procurou engajar o governo sírio no cumprimento da resolução e salientou a importância de encontrar formas para implementá-la".

O anúncio da retirada das tropas foi feito neste sábado pelo presidente Bashar Assad, após semanas de pressão por parte da população libanesa. As tropas irão para a fronteira entre os dois países.A remoção para o Vale Bekaa deve começar nesta segunda, 7, informou o ministro libanês da Defesa, Abdul Rahim Mrad.

Com informações da Agência Brasil e da agência Reuters.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.