clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ambiente  | 27/06/2011 17h55min

Alerta para desastres naturais de baixo impacto

Rede de sensores wireless com baixo consumo de energia alerta para furacões e terremotos

Um novo software permite que as redes de sensores sem fio funcionem consumindo muito menos energia, de acordo com artigo publicado no International Journal of Sensor Networks (Jornal Internacional de Redes de Sensores). A tecnologia pode aumentar a eficiência dos sistemas de alerta para furacões e outros desastres naturais.

As redes de sensores sem fios (WSN, da sigla em inglês) são utilizadas para monitorar ecossistemas e ambientes selvagens e urbanos. Elas têm sido vitais em prever eventos que ameaçam espécies e ambientes, incluindo coleta de informações de hábitats de animais, monitoramento da atividade de vulcões e de ambientes e alerta para tempestades.

O sensoriamento sem fio em áreas muito povoadas de comunidades urbanas pode ser fundamental não só no acompanhamento do ambiente físico, mas também para medir o impacto de pessoas e veículos no planeta por meio do monitoramento das emissões móveis. Essas medições permitem analisar fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável.

Patricia Morreale, da área da computação da Kean University in Union, de New Jersey (EUA), e seus colegas Feng Qi e Paul Croft, da Escola de Ciências da Vida e Ambientais da Kean, desenvolveram um sistema que reduz a demanda de energia em relação às redes convencionais.

Ela foi projetada de modo que a informação ambiental possa ser obtida e comunicada por meio de updates periódicos em vez da sincronização usual na abordagem das redes convencionais.

- Isso reduz a quantidade de comunicação necessária entre os nós de redes, resultando em uma economia geral de energia, ao mesmo tempo em que não compromete a natureza dos dados recolhidos - afirmou a equipe.

O software pode monitorar e checar os dados que chegam e compará-los a uma base de dados para produzir gráficos prevendo a mais provável leitura seguinte dos sensores. A equipe explicou que, implementando um sistema que monitore e diferencie as variações normais dos sensores e aponte padrões, isso pode ser usado para gerar alarmes em tempo real, assim que um novo evento surja.

Divulgação / 

Com o novo software, rede de sensores consome menos energia
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.