clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Pelo Planeta  | 25/04/2011 08h13min

Alunos do Americano criam o Fogão Solar

Objeto portátil produzido com material reciclável utiliza apenas energia limpa e é capaz de ferver água, fritar ovos e assar churrasco

A turma de iniciação científica do Colégio Metodista Americano provou que pode ser fácil reduzir os impactos no ambiente. Ao lado do professor José Ramiro Maciel, eles criaram um fogão solar. Confira o que eles contaram para nós:

Siga o @zhnossomundo no Twitter
Curta o Nosso Mundo no Facebook

"Ferver água, fritar ovos e assar churrasco. Tudo com energia limpa, sem agressão ao meio ambiente. Essa série de benefícios pode ser conquistada com o Fogão Solar. O objeto portátil criado pela turma da iniciação científica, do Colégio Metodista Americano, é mais uma iniciativa do professor José Ramiro Maciel, que, com seus alunos, mantém a constante busca por saídas para os problemas ambientais.

O Fogão Solar é uma caixa de madeira que traz no seu interior uma placa com mais de cem espelhos, cortados em pequenos quadrados, que direcionam a luz para um mesmo ponto. Essa é a explicação simples para um projeto que ainda está em fase de ajustes, mas já traz resultados concretos.

Um teste realizado sob condições não muito favoráveis, pois o dia estava parcialmente nublado, com o sol das 14h, e temperatura que não passava dos 22ºC, mostrou a eficácia do experimento. Em menos de 5 segundos uma folha de jornal prendeu fogo com o sol focado em sua direção. O mesmo aparelho que incendiou o papel serviu para aquecer uma chaleira com água em apenas 15 minutos, e fritar um ovo em mais 15.

O professor explica que se a temperatura fosse outra e o Fogão fosse utilizado por volta das 12h, seria possível até mesmo fazer um churrasco.

Ramiro conta que a difusão do projeto ajudaria na proteção do meio ambiente.

- Essa é uma grande alternativa de energia limpa. Se o nosso experimento saísse da escola e ganhasse as ruas haveria menos derrubadas de árvores e conseqüentemente diminuiriam as queimadas de lenha e de gás, que contribuem para o aumento do efeito estufa - comenta.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio, Pedro Casagrande, 16 anos, comentou sobre o entusiasmo que sente com as aulas na prática ministradas pelo professor Ramiro:

- Acho muito eficaz o ensino, pois ficamos motivados em aprender o conteúdo e felizes em ver a física acontecer - conta o jovem."

0 / Colégio Americano

Professor José Ramiro testa o equipamento
Foto:  0  /  Colégio Americano


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.