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Arquitetura  | 18/03/2011 08h15min

Uma ponte eólica na Itália

Concurso internacional trouxe ideias audaciosas para reutilização de autoestrada

Uma concorrência internacional com o objetivo de estimular ideias concretas e propostas revolucionárias rolou ao longo do ano passado com foco na paisagem da Itália. O resultado, divulgado em dezembro, mostrou que dá para ser criativo, apostar em projetos de encher os olhos e ainda preservar o planeta.

O Parco Solare Sud (Parque Solar Sul, em tradução livre) desafiou arquitetos e designers no mundo todo a encontrar um jeito diferente para reutilizar cerca de 10 quilômetros da Autostrada del Itália Sole, entre os municípios de Scilla e Bagnara, na Itália. A estrada, construída entre os anos 60 e 70, conta com imponentes e audaciosos viadutos previstos para serem desativados.

Em vez de destruir a via, a ideia é reutilizá-la com um projeto que proporcione interação com o ambiente - com a impressionante vista das paisagens rurais de um lado e do mar de outro - e produza energia limpa e renovável. Além disso, a proposta também deveria atender a necessidade de deslocamento norte-sul e assegurar melhores ligações entre Scilla e Bagnara.

Os projetos vencedores enchem os olhos pela beleza e pela proposta ousada de aproveitamento da estrutura. Confira:


Primeiro lugar

PR+OFF, dos franceses Philippe Rizzotti, Vermet Tanguy, Manal Rachdi e Samuel Nageotte

Valoriza as culturas locais e o potencial energético da área vulcânica. A ideia é criar aldeias verticais que abriguem habitação, serviços e lojas. As estruturas seriam interligadas por passarelas para o mar e estradas para as cidades.

O sistema é autônomo em relação à água, pela captação da chuva, e à energia, pela energia geotérmica.


Segundo lugar

Coffice, dos italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino

Propõe um sistema que combina energia solar e eólica. O projeto utiliza o espaço entre os pilares dos viadutos já existentes para abrigar um sistema de turbinas de energia eólica. O parque solar se estenderá por toda a pista interna, com a pista externa restante reservada ao trânsito de veículos.


Terceiro lugar

J-A, dos colombianos Daniel Azuero, Tomas Jaramillo, Andres Gutierrez e Juan Jaramillo

Defende que o espaço seja destinado à educação ambiental. A ideia é estimular a participação da comunidade na construção do espaço.

na construção do espaço.

ZERO HORA
Divulgação / 

Projeto italiano ficou com o segundo lugar
Foto:  Divulgação


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