Reciclagem | 12/03/2011 07h13min
Pela primeira vez no carnaval, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) firmou parceria com entidades representativas de catadores de materiais recicláveis para a coleta de material reaproveitável no Sambódromo.
Ao todo foram 70 catadores indicados pela Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio de Janeiro (Febracom) e pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), além da Cata Rio Solidário, uma cooperativa central de coleta seletiva.
Nos anos anteriores, o trabalho era desenvolvido diretamente com as cooperativas de catadores e não com as entidades representativas da categoria.
- Esse programa gera para eles (catadores) no período de carnaval uma renda extra, porque já são filiados às cooperativas credenciadas por essas entidades - disse o gerente de Coleta Seletiva da Comlurb, Jorge Otero.
O trabalho é coordenado pela Comlurb, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a Riotur, e conta com o patrocínio da Coca-Cola Brasil.
Otero revelou que, neste carnaval, o trabalho dos catadores na Passarela do Samba inovou também porque, além de latinhas de cerveja e refrigerante, foram recolhidos materiais plásticos recicláveis.
No carnaval do ano passado, foram coletadas no Sambódromo do Rio 13 toneladas de latinhas de alumínio, 78% a mais do que em 2009. A expectativa para 2011 é de aumento devido à ampliação do número de catadores e, ainda, ao fato de a catação ser ampliada para material plástico reciclável.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.