Recursos Naturais | 01/03/2011 07h13min
Em 2007, a Natura assumiu o compromisso de reduzir suas emissões relativas em 33% até 2011. A meta foi traçada a partir do inventário de emissões realizado sob os padrões do Greenhouse Gas Protocol Initiative (GHG Protocol) e da Norma ABNT NBR ISO 14064-1.
Este ano, a empresa conseguiu diminuir em 7,3% suas emissões e atingiu o acumulado de 21,2%.
- Levamos para dentro da empresa uma tensão que acabou gerando uma série de iniciativas - conta Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Natura.
Para conquistar esse índice, a empresa apostou em uma série de medidas, das quais Cardoso destaca:
1) Racionalização da distribuição e descentralização dos pedidos. A medida ajudou a reduzir em 40% o tamanho da pegada de CO2
2) A substituição do plástico feito a partir do petróleo pelo de polietileno verde na embalagem do sabonete líquido de erva-doce. Produzido com etanol de cana-de-açúcar, que já absorve CO2 ao crescer, ele acaba reduzindo o impacto da empresa.
3) A troca do papel reciclado das revistas da Natura por papel couché certificado. Assim, a empresa pode reduzir a gramatura das páginas e ainda utilizar menos tinta na impressão.
Alessandro Carlucci, diretor-presidente da empresa, comemora o número:
- Esse índice mostra que os esforços de rever embalagens, trocar substâncias e aprimorar os processos estão surtindo efeito - afirmou.
Quando o assunto é compensar o que foi emitido, a Natura opta por investir em projetos que aliem os pilares social e ambiental:
- Poderíamos compensar comprando créditos de carbono, que é mais fácil, mas decidimos investir em projetos que compensem e, ao mesmo tempo, colaborem para a inclusão social e tragam benefícios ambientais - afirma Cardoso.
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