clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/07/2010 11h45min

Informática na terceira idade

Os idosos utilizam a Internet para fazer basicamente o mesmo que os demais usuários fazem: troca de informações

O número de pessoas que utilizam a Internet em todo o mundo já superou a marca de 1 bilhão. Podemos dizer que são ainda "poucas" as pessoas conectadas na grande rede (15%) se considerarmos a população total estimada do planeta (6,75 bilhões em 2008) e as facilidades e potencialidades que a Internet pode oferecer.

No início da Internet, era a população de jovens a que mais crescia entre os seus usuários; hoje, segundo os especialistas, o grupo demográfico que mais rapidamente está crescendo entre os usuários são os idosos.

» VEJA LISTA DE CURSOS DE INFORMÁTICA

Diante disso, cada vez mais se vê que pessoas com mais idade estão buscando informar-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar. “Temos muitos alunos na faixa dos 70 anos no período da manhã e o maior interesse deles é saber usar a internet para poderem pesquisar e falar com os parentes que moram em outras cidades”, explica Rodrigo Robinson , diretor da escola Microway.

Há inúmeras opções de cursos, prazos, tempos e modalidades. Há cursos específicos para pessoas com idade avançada, no qual o tempo de cada uma é respeitado, porém muitas pessoas com mais idade preferem buscar conhecimentos em cursos normais, sem delimitação de idade. “Aqui na escola aplicamos métodos individualizados de ensino, assim cada aluno vai trabalhar dentro do seu tempo de aprendizagem”, comenta Rodrigo. A escolha do método fica por conta de cada um, porém é importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração, trabalho e interação com o mundo.

A informática é a melhor opção atual para isso. Nela se pode comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, localizar lugares entre inúmeras outras possibilidades. Quem não está a par dessa tecnologia, fica distante de um mundo de oportunidades e interação. “Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações bancárias para não precisarem mover-se aos bancos. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece”, explica o diretor da escola de informática.

A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, sempre proporcionando aprendizado de algo novo e valorizando a vida e a experiência das pessoas.


Compartilhar

HAGAH PR
SXC / 

A expansão do uso da Internet no Brasil e no mundo permitiu também aos idosos terem acesso a um universo de conhecimento que pode colaborar para a sua vida continuar ativa e feliz
Foto:  SXC


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.