clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/07/2010 14h07min

Diferenças entre treinar ao ar livre e na academia

Independente de onde seja o treino, fugir do sedentarismo aumenta a autoestima

Fugir do sedentarismo ao menos duas vezes por semana pode aumentar e muito seu bem-estar e autoestima, além, claro, de trazer benefícios para saúde. Mas quando o assunto é exercício físico você faz cara feia só de pensar em academia, musculação e aulas agitadas em turma? Prefere correr em um parque, fazer atividades ao ar livre e respirar ar puro? Bem, saiba que praticar atividade física numa academia ou ao ar livre tem algumas diferenças.

>> Academias em Curitiba

>> Parques e praças em Curitiba

>> Aula certa na academia de acordo com o seu objetivo

>> Dicas para musculação e seus cuidados

Quem pratica
Muita gente gosta de praticar exercícios na rua, mas nem sempre é viável: as ruas estão cheias, não há espaço correto para atletas e as condições climáticas nem sempre são favoráveis. A estrutura também das calçadas, por exemplo, pode ser deficiente: você pode torcer o pé se pisar em um buraco enquanto corre, e aí a distância dos exercícios será inevitável – pelo menos por um tempo.

Corrida na Rua x Esteira
Na corrida em esteira os amortecedores diminuem o impacto, sendo recomendado para quem está muito acima do peso ou se recuperando de uma lesão. Os trabalhos em piso duro exigem muito mais dos músculos e articulações, o que é ótimo para quem participa de provas e está bem preparado. Quem ainda não está em forma pode ser perigoso.

>> Grupos de corrida podem ser uma boa opção para saúde

>> Diferença entre produtos light e diet

A vantagem da esteira é que ela fica em local fechado, portanto, faça chuva ou faça sol, seus exercícios sempre estarão em dia! A maioria das esteiras hoje permite velocidade programada de até 20 km/h e uma inclinação de até 15%, o suficiente para agüentar qualquer corredor fundista (atletas que realizam provas acima de 10.000m).

Correr nesses equipamentos exige alguns cuidados, como por exemplo: não parar imediatamente o treino. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento, reduzindo o impacto em até 30%, faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos.

É bom lembrar que a esteira tem os benefícios, mas para os corredores que participam de provas de rua, por exemplo, ela deve ser usada como opção de treinamento. Ao ar livre, as irregularidades do piso desenvolvem um mecanismo reflexo contra as torções e a segurança das esteiras pode diminuir isso. Portanto, o ideal é treinar durante a semana na esteira e no fim de semana aproveitar a natureza.

Bicicleta em academia x Bicicleta na rua
Pedalar na rua traz duas coisas complicadas: os acidentes e os roubos da bicicleta. Normalmente bons treinos de bike são feitos na estrada. Há opções de caminhos alternativos que vão levar a parques, como o Parque Barigui, por exemplo, famoso por reunir o público que gosta de praticar atividade física. Se você não tem experiência em pedalar nas ruas e rodovias, prefira o treino interno.

>> E você, onde prefere praticar atividades físicas? Conte pra gente!

Não esqueça que antes de começar qualquer atividade física é fundamental fazer uma avaliação para saber como anda a sua saúde, quais as atividades que você pode praticar e como deve ser sua alimentação para as aulas. Bom treino!

Fontes: copacabanarunners.net e colunistas.ig.com.br/fitness

Ricardo Duarte / 

Escolha o melhor lugar e pratique saúde!
Foto:  Ricardo Duarte


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.