clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/05/2010 14h08min

Os diferentes tipos de chá

Conheça a propriedade de alguns deles

Você tem costume de tomar chá? Pode ser o mate, o de camomila ou o de erva doce, não importa: os chás, ainda mais com esse friozinho típico, ajudam a aquecer o corpo e, além disso, os que são feitos com ervas medicinais combatem vários males.

>> Locais com produtos naturais

>> Compre o seu chá!

Os chás fazem parte do seu dia a dia? Quais os benefícios que eles proporcionam? Conte-nos!


Conheça alguns:

Chá mate: é importante não confundir o chá mate com o preto, pois são duas ervas diferentes. Este tipo de chá vem da erva mate nativo da região Sul do Brasil e do Paraguai. Segundo estudos, o mate é uma bebida estimulante que elimina a fadiga e estimula a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos.

Chá preto: é o chá mais comum no Ocidente. Ele possui as mesmas propriedades do chá verde, isto é, possui propriedades hipoglicemiantes, antiobesidade, anticolesterol, anticancerígenas e rejuvenescedoras de todo no nosso organismo. Quando ingerido após as refeições o chá preto ajuda a controlar a absorção de gorduras e de açúcares, razão pela qual ele ajuda a emagrecer e a controlar a glicemia (açúcar no sangue) e o colesterol.

Chá verde: uma das substâncias do chá verde é a teofilina, que ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos. O chá verde previne ainda a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e regenerar a pele. Quer mais sobre o chá verde? Então anote: ele aumenta o colesterol dito bom, o HDL, em oposição ao mau colesterol, o LDL. Além disso, há estudos que comprovam que quem consome chá verde tem melhor disposição para queimar gorduras, pois aumenta o metabolismo, sendo indicado para dietas e perda de peso e também para melhorar a resistência dos atletas.

Chá branco: ele tem maior potencial de queimar gorduras que o chá verde. Além disso, previne o envelhecimento e ainda de doenças cardiovasculares. O chá branco também tem elevada taxa de antioxidantes. Boldo do Chile: o boldo é uma folha acinzentada que deriva de uma planta de pequeno porte, importada do Chile, onde melhor se desenvolve. Seu sabor é amargo e fortemente aromático. É principalmente empregado nas disfunções hepáticas.

Camomila: uma das mais populares ervas originárias da flora européia e do Ocidente Asiático, esta espécie de camomila apresenta um aroma agradável e tem efeito calmante e regulador do aparelho digestivo.

Erva doce: é também conhecida como anis, é originária da região mediterrânea oriental e muito cultivada em diversas partes do mundo. Apresenta sabor particularmente adocicado. Este é um dos chás mais consumidos.

Capim Cidreira: nativa das regiões tropicais da Ásia, África e América, a erva-cidreira adaptou-se bem ao clima brasileiro e hoje é muito encontrada em hortas e jardins do interior do Brasil. Indicada para fins digestivos e possui paladar agradável.

Hortelã: planta que se desenvolve na maioria das regiões temperadas do mundo. Originária da Inglaterra, a hortelã possui propriedades estimulantes de muitas ervas aromáticas. Esta espécie é reconhecível pela cor verde mais escura das folhas e muito utilizada como calmante.

Fontes: cyberdiet.terra.com.br, delas.ig.com.br (Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo), natural.enternauta.com.br e cristianaarcangeli.virgula.uol.com.br

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.