| 20/07/2009 03h02min
Os gaúchos precisarão se preparar para um frio intenso nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), duas massas de ar polar começam a chegar ao território gaúcho na quarta-feira, depois de congelar argentinos. O rigor promete se acentuar por uma peculiaridade, conforme o meteorologista Manoel Rangel: o intervalo entre a passagem das duas ondas de frio deve ser de apenas 48 horas.
Entre os argentinos, o frio deve se intensificar a partir de terça-feira, um dia antes do Rio Grande do Sul. Uma segunda massa de ar polar, ainda mais forte do que a anterior, está prevista para chegar ao país vizinho na quinta-feira. Os meteorologistas ainda discutem a intensidade da queda nos termômetros, mas há especialistas que esperam por mínima negativa no Estado até o fim de semana.
Tarde deve ter chuva no Norte e Noroeste
Antes de tanto frio, a expectativa é de que os dias sejam chuvosos pelo Estado, afirma
Cátia Valente, da Central de Meteorologia. É que
uma nova massa de instabilidade deve entrar hoje no Estado, causando, já durante a tarde, pancadas isoladas nas regiões Norte e Noroeste.
Em outras áreas, a segunda-feira promete ter nebulosidade. Amanhã, a instabilidade se estende por toda a metade oeste do Rio Grande do Sul, e podem ocorrer chuvas fortes na Fronteira, em cidades como Iraí, Uruguaiana e Bagé. Já a Região Metropolitana, a Serra e o Litoral devem ter um dia seco.
Na quarta-feira, porém, a situação se inverte: a instabilidade chega às outras regiões, mas no Oeste as condições começam a mudar por causa da entrada da primeira massa de ar frio.
Ontem, o sol predominou na maior parte do Estado, com maior concentração de nuvens no Litoral. Na região, em Torres, foi registrada a temperatura máxima: 19,8°C. Já a mínima foi de 3,7°C em Cambará do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variaram entre 12°C e 18°C.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.