clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/01/2007 18h05min

Força Nacional de Segurança vai atuar nas divisas do Rio

Governador disse que pediria a Lula ainda nesta quarta envio das Forças Armadas

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, informou que a Força Nacional vai atuar inicialmente na divisa do Estado e, gradualmente, entrará em outras áreas. O site G1 informa ainda que, em julho, ela colaboraria na segurança dos Jogos Pan-Americanos. A principal tarefa seria coibir o tráfico de armas e drogas, e a saída do Estado de criminosos. O governador explicou que o pedido oficial de ajuda à Força Nacional só deve ser encaminhado na semana que vem.

Segundo o Globo Online, Cabral não especificou quando o grupo de elite deve chegar ao Rio e nem quantos homens serão mobilizados, mas disse que a atuação da Força Nacional será gradual e a ação começará na fronteira, para coibir a entrada de armas e drogas e a movimentação de traficantes pelas rodovias do estado.

Cabral disse também pediria ainda nesta quarta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que as Forças Armas ajudem no patrulhamento do Estado. Elas auxiliariam no policiamento das áreas próximas às suas bases.

Segundo o Globo Online, Cabral anunciou que no próximo dia 9 receberá para uma reunião os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, de São Paulo, José Serra, e do Espírito Santo, Paulo Hartung. Também participarão do encontro os respectivos secretários de Segurança. No mesmo dia, será implantado o Gabinete Integrado de Segurança da Região Sudeste.

O governador do Rio se reuniu na tarde desta quarta com representantes de órgãos federais e estaduais de segurança pública. O objetivo do encontro, realizado no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, era discutir ações conjuntas de combate ao crime no Estado.

Participaram da reunião o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, e o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, além de representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das Forças Armadas. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Sérgio Cavalieri, e o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira.

Na última segunda, dia em que tomou posse, o governador Sérgio Cabral tinha pedido ao governo federal que enviasse ao Rio a Força Nacional de Segurança, composta por policiais de vários Estados brasileiros. O governador também havia solicitado que Marinha, Exército e Aeronáutica passem a patrulhar ruas no entorno de seus quartéis.

No final do ano, antes de tomar posse, Sérgio Cabral tinha se reunido com o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e decidido reativar o Gabinete de Gestão Integrada e de Segurança do Rio de Janeiro para discutir ações conjuntas entre as duas esferas de governo.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.