clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/01/2007 12h46min

OAB diz que Brasil não pode conviver com impunidade

Busato aposta na modernização das polícias para combater a violência

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, acredita que o Brasil precisa deixar de ser o país que só combate a violência em situações emergenciais. Segundo ele, deve-se tomar medidas efetivas contra o problema da criminalidade e combater a impunidade.

– Parece que vivemos num país vaga-lume, que vive piscando e apagando. Agora mesmo, estamos novamente girando em volta da criminalidade do Rio de Janeiro, que já vem há muito tempo assustando a população brasileira – afirma Busato.

Além de ser contra o aumento das penas previstas no Código Penal, o presidente da OAB diz que uma eventual convocação das Forças Armadas para combater a criminalidade trará uma sensação de segurança num primeiro momento, mas não resolverá o problema.

– É evidente que se for colocada a Aeronáutica, a Marinha e o Exército nas ruas do Rio de Janeiro, num primeiro momento haverá um certo conforto visual em relação à necessidade de segurança que o povo tem, mas é claro que isso não resolve a situação. Temos que atacar o problema de fundo – disse Busato.

De acordo com o site Globo Online, Busato acha que o aparelhamento e modernização das polícias estaduais é outro ponto que precisa ser seriamente levado em conta pelas autoridades no combate ao crime organizado no país.

Segundo ele, se a legislação atual for cumprida, o crime perderá força. Para o presidente nacional da OAB, atacar o problema de fundo da violência no país significa, em primeiro lugar, o cumprimento efetivo da legislação penal brasileira.

– Não é aumentando pena de morte que se vai resolver, por exemplo, a criminalidade no Rio. Não precisamos de mais penas, precisamos que se cumpram as penas que a legislação penal estabelece dentro do país. Precisamos acabar com a impunidade – disse.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.