clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/10/2006 16h42min

PF investiga telefonemas entre José Dirceu e Jorge Lorenzetti

Ex-chefe da Casa Civil pode ser envolvido no escândalo do dossiê

Um novo nome pode ser envolvido no escândalo do dossiê que seria comprado por petistas contra políticos tucanos. Segundo uma fonte da Polícia Federal que acompanha de perto as investigações, na lista de telefones rastreados constam duas ligações ente o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e Jorge Lorenzetti, ex-chefe do núcleo de inteligência da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), Lorenzetti é apontado como um dos petistas que teriam tratado da compra do dossiê com Luiz Antônio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas. José Dirceu seria a pessoa classificada na quinta-feira pelo superintendente da Polícia Federal no Mato Grosso, Daniel Lorenz, como "conhecida e importante" que teria envolvimento no caso.

Na quinta-feira, Lorenz disse que essa pessoa conhecida recebeu um telefonema e retornou a ligação para um dos petistas envolvidos no escândalo. Segundo superintendente, as duas ligações, feitas de telefone fixo, despertaram a atenção da PF.

– Essa pessoa recebeu uma ligação e ligou de volta. Pode não ser nada, ou somente uma coincidência. Porém, como a polícia não trabalha com coincidências, mas com fatos, vamos investigar – disse ele na quinta.

A campanha do presidente Lula está avaliando que impactos a inclusão do nome de Dirceu poderia ter nesta reta final da corrida eleitoral.

Também nesta sexta-feira, Lorenzetti deu entrada a uma interpelação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da CPI dos Sanguessugas. Na quinta, Jungmann declarou ter recebido informações de que Lorenzetti sacou US$ 150 mil em uma casa de câmbio de Santa Catarina, dinheiro que poderia ser parte do R$ 1,7 milhão que seria usado na compra de dossiês contra tucanos. Na ação, Lorenzetti pede que Jungmann explique onde obteve a informação. O deputado não quis revelar a fonte.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.