clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/10/2006 22h06min

PT pede fim do sigilo do inquérito do dossiê

Partido determinou a advogados que peçam suspensão de segredo de justiça

O presidente nacional do PT e coordenador da campanha da reeleição do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, disse nesta quinta-feira que determinou aos advogados do partido que peçam a suspensão do segredo de justiça sobre a investigação da venda do dossiê contra os tucanos que está em andamento na Justiça e Polícia Federal de Cuiabá. Marco Aurélio disse ainda que determinou ainda a abertura do sigilo bancário do Diretório Nacional do PT.

– Coloco à disposição o sigilo bancário do PT e não temos nenhuma oposição quanto a levantar o segredo de justiça do inquérito para que as notícias possam ser passadas à sociedade – disse Marco Aurélio.

O coordenador da campanha de Lula afirmou ainda que os advogados do PT já encaminharam os pedidos ao juiz Jeferson Schneider, de Cuiabá. Segundo ele, as medidas vão garantir a transparência da investigação e pode evitar a divulgação de notícias falsas nesta reta final da campanha presidencial.

Perguntado sobre o assunto, o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos disse ser favorável às medidas adotadas pela direção do PT e da campanha da reeleição de Lula.

– Nesta altura, acho que sim, porque assim terminam as especulações e fantasias – disse.

O ministro admitiu a possibilidade de que a origem do dinheiro apreendido pela PF para a compra do dossiê possa ser esclarecida antes da eleição, na semana que vem.

– Estamos trabalhando para que seja decifrado o grande enigma que é a origem do dinheiro, ainda antes da eleição – afirmou.

Já o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato do PT derrotado ao governo de São Paulo, também disse que vai "imediatamente" abrir as contas de sua campanha e solicitar ao Diretório Estadual do PT para que faça a mesma coisa.

– Tudo que contribuir para o esclarecimento do episódio é do meu interesse porque ajuda a campanha do Lula e ajuda a minha biografia – disse Mercadante.

A PF suspeita do envolvimento de Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Mercadante, como a pessoa que levou parte do dinheiro ao Hotel Ibis para a compra do dossiê contra os tucanos.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.