clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/06/2006 13h41min

Juiz diz que falência da Varig pode ser decretada em 24h

Ayoub descarta a realização de um novo leilão da companhia

A falência da Varig pode ser decretada em 24 horas caso a proposta da NV Participações, única apresentada nesta quinta durante leilão da Varig, não seja aprovada pelo juiz. Em entrevista coletiva o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio, que conduz o processo de recuperação judicial da Varig, descartou a possibilidade de um novo leilão, ressaltando que ainda não avaliou a proposta apresentada hoje, mas se disse otimista.

A NV Participações, consórcio que representa o Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), efereceu US$ 449 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão) pela Varig Operacional, que inclui as operações domésticas e internacionais da empresa aérea.

Ayoub lembrou que a possibilidade de falência já existe há um ano e que embora a lei determine a falência da empresa, caso a única proposta apresentada no leilão da Varig não seja aprovada, a lei pode ser interpretada de modo que a empresa continue operando.

O juiz ressaltou que seria irresponsável de sua parte fazer qualquer tipo de avaliação neste momento já que ainda não estudou a proposta apresentada. As vinte e quatro horas de prazo já eram previstas anteriormente.

– Possibilidade (de falência) sempre há, sempre houve, há um ano. O princípio que inspira a lei é a manutenção da unidade produtiva. A lei diz uma coisa única, mas ela é positivada para que um juiz analise e a interprete diante de um caso concreto. O que diz a lei é uma coisa, a interpretação da lei é outra. Eu tenho que analisar, o caso concreto – afirmou.

Segundo ele, a Varig "é uma empresa viável, como todo o mundo sabe, com problemas de curtíssimo prazo". Para o juiz, o fato de apenas o TGV ter apresentado um lance no leilão desta quinta se explicaria pela estratégia adotada pelos outros quatro candidatos – Gol, TAM, OceanAir e o fundo americano Brooksfield – habilitados ao leilão.

– Eu não tenho como me pronunciar agora porque é uma proposta um pouco mais complicada. Exatamente por esta razão estão previstas as 24 horas.

O diretor da consultoria Alvarez e Marsal, Marcelo Gomes, disse esperar que após a apresentação da proposta da NV Participações algum investidor cadastrado para o leilão fizesse nova oferta. Para Gomes, o resultado do leilão de hoje pode ter sido uma manobra da concorrência.

– Agora vamos esperar a decisão do Poder Judiciário. Já sabíamos que para uma TAM ou uma Gol a falência seria o melhor. Mas esperávamos que os outros investidores (OcenAir e o fundo americano Brooks Field) bidassem a proposta (fizessem nova proposta), mas infelizmente isso não aconteceu –disse Gomes.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.