clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/05/2006 16h01min

Petrobras absorverá possível aumento do gás, diz Lula

Brasil deverá negociar um preço viável pelo gás importado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a Petrobras absorverá um possível reajuste no preço do gás no país, em decorrência da nacionalização das reservas de petróleo e gás na Bolívia.

– Eu não tenho dúvida nenhuma de que o gás não vai aumentar e, se aumentar, o aumento ficará para a Petrobras e não para o consumidor – disse Lula em discurso durante inauguração da usina hidrelétrica Eliezer Batista.

O presidente voltou a defender o direito de a Bolívia nacionalizar suas reservas de gás e petróleo e negociar um preço justo para a venda do gás, mas destacou que a Petrobras deve ser ressarcida pelos investimentos feitos no país vizinho. E ressaltou que o Brasil também tem o direiro de negociar um preço viável pelo gás importado.

– Nós queremos continuar utilizando o gás da Bolívia. Se amanhã a Bolívia não quiser, vamos procurar outro caminho, até porque, não queremos que ninguém obrigue o Brasil a vender para quem quer que seja aquilo que é nosso. Nós também não podemos obrigar os outros – disse.

O presidente também afirmou ter dito ao presidente boliviano, Evo Morales, que não havia necessidade de os militares do país ocuparem as instalações da estatal brasileira.

Sobre sua condução das negociações, Lula respondeu a seus críticos:

– Tem gente que acha que ser duro resolve o problema. Às vezes,  acho que ser carinhoso resolve melhor. A Bolívia é um país pobre, que quer tirar seu sustento do gás. Somos um país rico perto da Bolívia.

Lula lembrou que o país investiu pouco em pesquisa sobre gás natural, mas tem como produzir outras fontes de energia e não ficar na dependência dos recursos de outra nação.

– Um país que queira ser soberano não pode ficar dependendo de alguém. Ele tem que construir suas próprias bases. Nós vamos trabalhar como nunca trabalhamos para ser auto-suficiente em outras matrizes energéticas que precisamos. Aí, sim, o Brasil se apresentará ao mundo com muito mais soberania, muito mais grandeza e muito mais capacidade de atrair investimentos para o nosso país – acrescentou.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.