clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/03/2006 15h24min

Rússia pede que o Irã garanta sua plena cooperação com a AIEA

Moscou disse que maioria das delegações expressou preocupação com iranianos

A Rússia pediu hoje ao Irã que garanta sua plena cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Moscou ainda solicitou ao país do Oriente Médio que estude da maneira mais séria os resultados da reunião extraordinária do Conselho de Governadores do órgão em Viena.

Em comunicado, o governo russo afirmou que os marcos da cooperação estão traçados nas resoluções do Conselho de Governadores da AIEA, seus estatutos e as exigências do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Tudo isso garante o direito dos Estados de terem acesso à energia nuclear com a condição de que cumpram plenamente suas obrigações com a não-proliferação.

– Caso isto se cumpra, será possível encontrar uma solução que garanta que Teerã possa exercer seu direito legítimo ao uso da energia nuclear com fins pacíficos – disse o governo russo, na nota.

O Ministério das Relações Exteriores russo lembrou que a proposta de Moscou de enriquecer urânio em território russo para as usinas atômicas iranianas também pode ajudar neste objetivo. Os russos ressaltaram que, na reunião de Viena, a maioria das delegações expressou sua preocupação porque o órgão ainda não constatou que o Irã não realiza atividades nucleares não declaradas, mesmo com os avanços na investigação pela AIEA da atividade nuclear iraniana no passado.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.