clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/02/2006 14h21min

Bush condena ataque contra santuário xiita e pede calma

Presidente disse que EUA continuarão atuando em favor da democracia no Iraque

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, condenou hoje o atentado contra um santuário xiita na cidade iraquiana de Samarra, ao norte de Bagdá, e pediu calma e o fim da violência sectária.

– O povo dos EUA condena com firmeza a destruição da mesquita dourada. Acreditamos na liberdade de culto – disse o presidente americano em declarações à imprensa durante uma reunião com seu gabinete na Casa Branca.

Após afirmar que compreende a consternação e preocupação dos xiitas iraquianos quando viram "esse lugar sagrado destruído", Bush agradeceu o pedido de calma feito pelos líderes das diferentes comunidades do país. Esses líderes, acrescentou, têm claro que "o povo iraquiano quer viver em democracia" como mostrou nas últimas eleições, e que o objetivo do atentado cometido na quarta-feira era criar um conflito civil.

Após o atentado contra o santuário xiita de Samarra, houve uma série de ataques em represália contra dezenas de mesquitas sunitas, nos quais mais de cem pessoas morreram. Bush disse que os EUA continuarão trabalhando com as vozes da razão para permitir que o Iraque continue no caminho da democracia.

Para concluir, o presidente enviou uma clara mensagem a todos os iraquianos, ao garantir que "o governo dos EUA é sério em nosso compromisso de ajudar a reconstruir este lugar sagrado".

– Entendemos sua importância para a sociedade iraquiana e queremos estar junto ao Governo (do Iraque) para garantir que essa bela cúpula seja restaurada – disse.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.