clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/12/2005 15h38min

Julgamento de Saddam será retomado na quarta-feira

Audiência realizada hoje ouviu as testemunhas da acusação

O julgamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e sete de seus antigos colaboradores será retomado na próxima quarta-feira, anunciou o juiz Rezkar Mohammed Amin, após a terceira audiência do processo.

A audiência, que durou cerca de seis horas, foi dedicada a escutar os depoimentos das testemunhas da acusação, Ahmed Hassan al-Dujaili e Yauad Abdulaziz Yauad, contra Saddam e seus sete colaboradores.

O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan, o chefe dos serviços secretos, Barzan al-Tikriti, e o ex-responsável pelo partido Baath Abdala Qassim al-Raui, que figuram entre os oito acusados, puseram em dúvida a veracidade das declarações das testemunhas e as qualificaram de mentirosas.

Tikriti, meio-irmão de Saddam, aproveitou seu pronunciamento no tribunal para informar que Mohammad Hamza al-Zubaidy, membro do antigo Conselho do Comando da Revolução do Iraque, a mais alta instância política do deposto regime, morreu ontem no lugar onde estava detido.

Nem o comando americano nem as autoridades iraquianas informaram do falecimento de Zubaidy, que também foi primeiro- ministro e principal responsável pelo Baath no centro do Iraque.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.