Azulejos são lindos, porém, quando descascam ou desbotam, muita gente acredita que a única solução é apelar para o terrível quebra-quebra e trocar todas as placas. Ledo engano! Atualmente, existem no mercado uma série de tintas específicas para esse tipo de superfície, que servem para restauras as paredes cobertas por azulejos de uma forma menos radical, mais simples e econômica.
No mercado, há dois tipos de tinta próprias para cobrir azulejos. Um deles é à base de água e outro à base de solvente. A tinta à base de água é um pouco mais cara e dá um acabamento mais acetinado. Já a tinta à base de solvente, chamada de Epoxi, é um pouco mais em conta e confere um acabamento mais fosco, além de ser mais resistente.
Azulejos com desenhos em alto relevo, quando pintados, não perdem o relevo. Porém, é possível deixar a parede lisa, sem os desenhos, apenas passando um produto para aderência e depois uma massa corrida, antes de pintar.
Do que é preciso?
Para fazer a pintura em azulejos, é necessário tinta especial, diluente, endurecedor, luvas e pano branco. Tudo isso pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Recomenda-se que a pintura seja feita com um rolo de lã de carneiro rebaixada, que pode ser encontrado em lojas de tinta.
Primeiramente, você deve lavar toda a superfície com água e detergente. É recomendável usar luvas para que a própria gordura de sua pele não suje de novo a parte lavada. Depois da lavagem, seque a parede com o pano umedecido com diluente. Você deve aplicar uma camada de tinta e esperar seis horas para uma segunda aplicação, mantendo o local arejado até o prazo final de secagem, que é de 72 horas. Prontinho: agora você tem um novo ambiente de cara nova e do seu jeito!
Mas não se preocupe, se você quiser que a parede fique lisa, sem os desenhos, pode passar um produto para aderência e depois uma massa corrida, antes de pintar
Foto:
Divulgação
/
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS