Ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo é uma tarefa difícil para muitos donos desses animais. Porém, treinar seu bichinho de estimação pode ser mais fácil do que parece: “depende muito do dono e quase nada do cachorro”, conta Márcio Schoenau, adestrador do Espaço do Cão.
O treinamento deve começar desde cedo. Quando o animalzinho chega em casa, ele já precisa ter um espaço destinado para o banho. “Esse local deve ser diferente do espaço para a comida, para a água e diferente do lugar para dormir também”, lembra Márcio.
“Se ele comeu ou bebeu água, vai fazer xixi e cocô logo. Então, depois que ele terminou de comer, o dono deve levá-lo a um lugar de confinamento, que tenha uma espécie de grade, mas desde que ele consiga observar o movimento das pessoas. Nesse lugar, ele precisa se acostumar e entender que ali é o lugar onde devem ser feitas as necessidades”, explica.
Outro ponto importante são as punições. Aliás, elas estão fora de qualquer prática! “O dono não deve esfregar o focinho nas fezes nem bater no cão. O dono deve fazer de conta que as fezes não estão lá. Ele deve chamar o cão com todo amor e carinho, levá-lo a outro lugar, e não deixar que o bichinho acompanhe a limpeza. Tem que punir na hora em que ele está fazendo a sujeira. Quando há uma punição na hora, o dono deve conduzir o cão ao local correto”, explica Márcio, que acrescenta: “Você tem que convencer o cachorro que é bom fazer xixi e cocô, mas no lugar certo”.
Mais uma dica: tome cuidado com produtos de limpeza. Se você for fazer a higiene do local, deve utilizar um produto que não contenha amônia e depois eliminar o cheiro com um produto de uso veterinário. “Em contrapartida, se o cãozinho fizer as necessidades no lugar correto, você vai precisar utilizar um produto com amônia, para direcioná-lo ao lugar certo e pra ficar com cheiro de cachorro”, explica o adestrador.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS