Uma unanimidade no mundo da gastronomia é rara. Mas como todo caso tem uma exceção, no universo dos presuntos crus, o espanhol Pata Negra figura no incontestável primeiro lugar. “Esta colocação não se deve apenas por sua fama, que perdura por décadas, mas também por seu sabor”, comenta Flávia Rogoski, da Bon Vivant Delicatessen do Shopping Curitiba.
>> Você já provou o Pata Negra? Também o considera o melhor presunto do mundo?
Para os especialistas no assunto, o segredo da qualidade do Jamon Ibérico envolve desde os cuidados na forma de se fazer o produto até a raça e alimentação dos animais. A iguaria é produzida com a carne de um porco de origem selvagem e de famosas unhas escuras, que deu origem ao nome como é conhecido: Pata Negra. O processo de cura é feito de forma muito particular e dura cerca de 30 meses. A peça inteira tem entre 6 a 8 quilos e mostra uma gordura marmorizada com um sabor inigualável.
Para acompanhar o melhor presunto do mundo, o sommelier Roberto Cartaxo, da Expand Wine Store do Largo Curitiba, indica um rótulo de mesma nacionalidade: o Roda I – Reserva 2003. O vinho é totalmente elaborado com uvas tempranillo, de vinhas com mais de 30 anos. Tem uma estrutura e taninos macios e doces com final fresco e equilibrado. “Essas características harmonizam bem com o sabor marcante e intenso do Pata Negra”, destaca Cartaxo.
Serviço:
Bon Vivant Delicatessen
Presunto Pata Negra – R$ 42 por 100g
Expand Wine Stores
Vinho Roda I Reserva 2003 – R$ 288
(Fonte: Time Comunicações)
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie
© 2006 - 2012 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS