| 10/09/2005 18h01min
Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Guarani, na tarde deste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela última rodada da primeira fase, o Avaí se classificou para o quadrangular semifinal da Série B do Brasileiro. O Leão foi beneficiado por um resultado paralelo: a vitória do Ceará sobre o Vila Nova, por 2 a 0, em Fortaleza.
Como os dois concorrentes perderam, terminaram com a mesma pontuação da rodada anterior, empatados em 32 pontos. O Avaí se classificou com a oitava e última vaga por ter melhor saldo de gols que o Vila Nova. Na próxima fase, vai estar no mesmo grupo que Santa Cruz, Grêmio e Santo André. Os dois primeiros avançam ao último quadrangular final.
A partida deste sábado em Campinas teve vários momentos psicológicos distintos. O Guarani, que precisava mais da vitória, demonstrou motivação maior no começo da partida. Ainda assim, não apresentava superioridade tão grande em relação ao adversário. E nenhum dos dois times conseguia levar perigo real ao gol do oponente.
O Guarani acabou abrindo o placar em um erro da defesa avaiana, aos 23 minutos. Após uma cobrança de falta para a área, o goleiro Gilmar deu rebote e Rodrigo Sá se atirou de voleio para a bola, estufando a rede com oportunismo. Com a desvantagem no marcador, o Leão partiu com mais vontade para o ataque, em busca do empate.
O problema é que justamente o excesso de vontade que atrapalhou a equipe azurra. Aos 38, Michael deu um tapa em Ênio, que partia com a bola à sua frente. Foi expulso corretamente por Wallace Nascimento Valente em seguida, deixando o Avaí com 10 jogadores. Após a partida, justificou sua atitude apontando uma falta não marcada pelo árbitro pouco antes.
Na segunda etapa, o Avaí passou a pressionar ainda mais e, além da dificuldade natural de atuar com um atleta a menos, encontrou um Guarani bem postado, à espera de espaço para o contra-ataque. E foi assim mesmo, quando o Leão dominava e se aproximava do gol de empate, que o Bugre definiu a partida.
Aos 20 minutos, aproveitando o buraco nas costas dos jogadores avaianos que subiram ao ataque, Jonas recebeu um passe na entrada da área, teve tempo para puxar a bola para a perna esquerda e mandou um chute colocado, enfiando no cantinho da meta defendida pelo goleiro Gilmar, que se esticou mas não alcançou.
Paralelo ao jogo em Campinas, a comissão técnica do Avaí acompanhava as notícias de Ceará x Vila Nova. A vitória parcial dos donos da casa por 2 a 0 tranqüilizou os jogadores da equipe azurra, que diminuíram o ritmo nos minutos finais e passaram a tocar a bola para o lado, aguardando o encerramento da partida.
MAURICIO XAVIERGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.