clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/04/2005 10h39min

Berlusconi não comparece a ato em memória da Segunda Guerra

Oposição criticou atitude do primeiro-ministro da Itália

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, envolveu-se em uma nova disputa política ao não comparecer a uma celebração do 60º aniversário da liberação do país do domínio nazista. Nesta segunda, dia 25, Berlusconi deixou de ir a um comício em Milão que relembraria a Segunda Guerra Mundial e a queda do ditador Benito Mussolini.

O líder oposicionista Romano Prodi acusou Berlusconi e os aliados de sua coalizão de centro-direita de buscar "diluir a memória e os valores da luta da Itália contra o fascismo". Um porta-voz do partido Força Itália, de Berlusconi, respondeu afirmando que Prodi, ex-presidente da Comissão Européia, "está somente interessado em dividir o país".

A guerra verbal enfatizou a intensa rivalidade entre Berlusconi e o ex-primeiro-ministro Prodi antes das eleições gerais programadas para o ano que vem. A disputa sobre o passado belicoso da Itália expôs uma das fendas que separam a direita e a esquerda no cenário político italiano.

Berlusconi e Prodi compareceram a uma cerimônia em Roma ao lado do presidente Carlo Azeglio Ciampi. O premiê optou, porém, por não ir com Ciampi a um comício mais tarde em Milão – o ponto alto das comemorações para marcar o fim da ocupação nazista.

No final de semana, Berlusconi formou uma nova coalizão de governo afastando a ameaça de eleições antecipadas e ganhando tempo para revigorar a economia. O primeiro-ministro e seus aliados recentemente sofreram uma forte derrota frente à centro-esquerda em eleições regionais.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.