clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/04/2005 07h40min

Governo italiano dá início a negociações finais

Presidente da Itália quer que Berlusconi forme um novo governo

O presidente da Itália deu início a uma rodada final de negociações com líderes políticos nesta sexta, dia 23, para ver se Silvio Berlusconi tem o apoio parlamentar necessário para retomar o cargo de primeiro-ministro ao qual ele renunciou nesta semana. Carlo Azeglio Ciampi, chefe de Estado da Itália, deve pedir a Berlusconi que forme um novo governo, dando ao magnata de mídia mais um ano para melhorar sua popularidade antes da eleição geral em 2006.

Se Ciampi não se convencer de que a coalizão de Berlusconi está pronta para apoiá-lo, o presidente italiano deve convocar uma eleição às pressas. Mas esse risco diminuiu na sexta, quando os partidos de centro direita na coalizão de Berlusconi disseram a Ciampi que vão dar apoio nova administração de Berlusconi.

– A Aliança Nacional pediu a Ciampi que dê um mandato a Berlusconi para formar um novo governo – disse o líder do partido, Gianfranco Fini, que teve um importante papel ao forçar o primeiro-ministro a renunciar na quarta e formar um outro gabinete.

Depois que a centro direita sofreu uma derrota nas eleições regionais, tanto a Aliança Nacional quando a União dos Democratas Cristãos exigiram uma grande mudança. De acordo com a Constituição italiana, um primeiro-ministro é obrigado a renunciar se fizer grandes mudanças em seu gabinete e precisa então apresentar sua nova equipe ao Parlamento para um voto de confiança.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.