clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/04/2005 17h34min

Pesquisa revela que romenos desejam retirada do Iraque

Primeiro-ministro promete manter efetivo de 800 homens no país

Uma pesquisa revela que a maioria dos romenos deseja a retirada dos tropas que estão no Iraque. Pelo levantamento divulgado neste domingo, dia 24, 70% dos entrevistados são favoráveis à medida enquanto 18% apóiam a manutenção dos 800 homens no país. Outros 12% se mostraram indiferentes ao assunto.

A enquete foi realizada pela agência local Curs e ouviu 1.020 pessoas em todo o país. Ela foi divulgada apenas três dias após a ameaça de assassinato a três jornalistas romenos que estão seqüestrados no Iraque. Os jornalistas, Marrei Jeanne Ion, 32, repórter da Prima TV, Sorin Miscoci, 30, cinegrafista e Ovidiu Ohanesian, 37, do jornal Romania Libera foram capturados em Bagdá.

Mesmo com o apelo popular, a Romênia não deve se apressar para retirar suas tropas do Iraque. O primeiro-ministro Calin Tariceanu descartou aceitar as reivindicações dos militantes.

– Seria arriscado tomar uma decisão hoje, sob a influência dos últimos eventos. Os romenos, se quiserem ser um povo forte, precisam mostrar solidariedade nesses momentos, e não devem fazer o jogo daqueles que querem nos colocar sob pressão e fazer nos sujeitarmos – acrescentou.

A Romênia foi aceita recentemente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Os jornalistas estão desaparecidos desde 28 de março.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.