clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/04/2005 10h16min

Premiê interino fica fora de governo iraquiano

Negociações para definir equipe duraram 10 horas

Líderes iraquianos vão anunciar um governo dentro de dias e nenhum membro do partido do primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, estará no gabinete.

– Allawi não fará parte, o partido dele não terá ministros – disse um importante funcionário do governo, dizendo que a decisão tinha sido tomada depois uma rodada de negociações de 10 horas no sábado. 

– Existem alguns detalhes a serem trabalhados, mas o anúncio do gabinete deve ser feito até segunda – afirmou ele.

Políticos iraquianos têm repetido nas últimas semanas que estão perto de concluir a formação de um governo. O primeiro-ministro designado, Ibrahim Jaafari, teoricamente tem até 7 de maio para montar seu gabinete. As conversas têm sido conduzidas há quase 3 meses, desde as eleições de 30 de janeiro. As diferenças entre a principal aliança xiita, curdos, sunitas e o partido de Allawi sobre a distribuição dos ministérios desacelerou o processo. Os atrasos frustraram os iraquianos e contribuíram para a volta da violência das guerrilhas, dizem funcionários dos Estados Unidos e do Iraque. Com o fim das negociações no sábado, Allawi divulgou uma declaração estimulando todos os partidos a acelerar a formação do governo "pelo bem do país".

O porta-voz de Allawi, Thaer al-Naqib, disse que se os membros do partido do atual primeiro-ministro não forem incluídos no gabinete, ele ainda assim daria todo o apoio ao governo.

– Daremos todo o apoio ao novo governo, mas se não ficarmos com o que merecemos depois do resultado da eleição, não vamos fazer parte dele –  afirmou Naqib.  

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.