clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/04/2005 19h37min

Cardeais podem parar de falar com a imprensa

Objetivo seria evitar influências das matérias na escolha do novo papa

Os cardeais católicos reunidos em Roma para escolher o sucessor de João Paulo II podem parar de falar com a imprensa, para evitar que as reportagens influenciem na escolha de um novo papa, disseram autoridades eclesiásticas nesta terça, dia 5.

Alguns cardeais se queixaram, durante as reuniões preparatórias do conclave secreto, que a ampla cobertura jornalística dos possíveis candidatos e das questões mais importantes podem influenciar naqueles que chegam a Roma com a mente aberta ou que não conhecem muitos colegas.

A Congregação Geral – a reunião diária dos cardeais enquanto um novo papa não é eleito – pode decidir amordaçar todos os "príncipes da Igreja" na quarta-feira, segundo outra fonte. Este é o conclave mais globalizado da história – coberto por TVs a cabo, Internet, jornais, rádios,entre outros. Os jornais italianos publicam diariamente matérias especulando sobre possíveis favoritos ao trono de São Pedro.

O conclave deste ano ainda não tem data marcada, mas deve começar entre os dias 17 e 21. Muitos dos 117 cardeais eleitores não conhecem todos os seus colegas e dizem que querem estar abertos para as discussões. Mas a imprensa mundial já especula sobre os favoritos.

Os prelados não devem discutir possíveis candidaturas em público, mas muitos já falaram aos meios de seus países em termos gerais, explicando que tipo de papa estão buscando. Outra preocupação da cúpula da Igreja é que a imprensa – especialmente em língua inglesa – acabe definindo a agenda de uma eleição que deveria ser decidida apenas pelos cardeais e por Deus, segundo essa fonte.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.